quinta-feira, 7 de maio de 2009

Luto por Light of Loose

Como vão leitores fiéis. Estava com a matéria praticamente pronta sobre a volta por cima do potro Sugiro, vencedor na na última sexta-feira, feriado do Trabalhador, da Prova Especial Profissionais do Turfe (1600mG), no Jockey Club Brasileiro, mas fui pega de surpresa com a notícia da morte de Light of Loose.

O cavalo de 7 anos, bom de papo, que inclusive conversou conosco quando completou suas 20 vitórias (ler coluna “Categoria para dar e vender” de 25 de setembro de 2008) foi sacrificado na última quarta-feira, 6 de maio, devido a complicações no quadro de cólica.

O filho de Dodge e La Heaven (Piece of Heaven), criado pelo Haras Treis Pinheiros e defensor do Stud Amigos da Barra, era querido não só pelo público apostador, que sempre confiava em suas atuações, mas principalmente pelos colegas de cocheira.

Ranger Girl, desejada por diversos corredores do Rio de Janeiro e que muitos desconfiavam que a mesma tinha um romance com Light of Loose, estava aos prantos.

“Ele não podia ter partido. Era um exemplo. Um grande corredor. Sentirei muita falta da sua companhia”, lamentava a égua de 6 anos, que também residia na cocheira de João Coutinho Filho.

Light of Loose começou 2009 comprovando que não descansaria tão cedo, pois venceu a Prova Especial Talvez! (1200mA). Depois obteve a 3ª colocação no Clássico Jockey Club de São Paulo (L.-1100mA) e no mês de abril, enfrentando um claiming em 1.300 metros, garantiu a vitória de número 23 da campanha.

No total, Light of Loose atuou 64 vezes, somando 23 vitórias e 34 colocações, ou seja, só ficou fora do marcador em 7 oportunidades.

A princípio, o castanho Light of Loose havia ganho um descanso para retornar em junho à pista de areia, porém quis o destino que o mesmo fosse acometido com uma bactéria fatal, que levou a vida desse valente cavalo.

Light of Loose não constará mais nos Programas Oficiais do Jockey Club Brasileiro, mas a sua campanha corajosa ficará sempre na memória dos que adoram o Esporte dos Reis.

A seguir, trecho da entrevista concedida por Light of Loose ao CERCA MÓVEL em 25 de setembro de 2008.

Aos 7 anos de idade, o filho de Dodge e La Heaven (Piece of Heaven), criado pelo Haras Treis Pinheiros, no Paraná, ensinou que idade não é documento. Mesmo carregando 61kg de Ilson Correa, entre 9 e 6 quilos a mais que os adversários, o defensor do Stud Amigos da Barra conseguiu a 20ª vitória da campanha.

“Fiquei muito satisfeito com o resultado obtido. Não nego que cheguei a me chatear por ter sido a terceira força da prova, mas analisando com calma a diferença de peso dos meus concorrentes, percebi o porquê da dúvida de alguns turfistas.Quando larguei da seta dos 1.300 metros, vi Patota do Cosme e Senhor Manolo forçando tudo para fazer a diagonal e assumirem as duas primeiras posições.

Para não tomar muita areia na cara dos dois competidores, preferi ficar em 3º, com uns dois corpos distantes.Foi uma vantagem necessária, pois quando entrei na reta, além de não ter nenhum torrão de areia na cara, tive espaço suficiente para escolher por onde iniciar minha atropelada.

Como Patota do Cosme e Senhor Manolo duelavam com ardor e começavam a se jogar mais para a cerca interna, não tive dúvidas, me posicionei pelo meio de raia e dei adeus aos adversários ‘levinhos’.Cruzei o disco com 3 corpos de vantagem e garanti mimos extras na cocheira do João Coutinho Filho, afinal de contas, 20 vitórias, são 20 vitórias não é?”, desafiou o castanho, que apesar da idade e da quantidade excessiva de conquistas, garante que não pensa em parar.

“Parar? Esse verbo não existe no meu vocabulário eqüino”, relinchou, mostrando experiência e bom-humor.

3 comentários:

Marco Aurélio Ribeiro disse...

Karol,

Bela coluna, digna de quem realmente ama os cavalos. Parabéns!

Fabian disse...

Se existir corrida de cavalos,onde quer que seja,light of loose devolve capital.Cavalo valente e de muita garra!

Faby Mattos disse...

Karoooooooollll!!
o Capo foi triplice coroadooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!! :D
Bjoo!!