quinta-feira, 15 de maio de 2008

O que faz o clima para a grande festa paulista

Olá leitores e visitantes do CERCA MOVEL! Vocês sabiam que a proximidade da semana internacional paulista não mexe apenas com os nervos dos profissionais, proprietários, criadores e turfistas? Os cavalos também ficam eufóricos, tanto os competidores das provas clássicas, quanto os que sonham um dia poder fazer parte da festa.

É até fácil compreende-los, afinal de contas, nós humanos já entramos no clima do GP São Paulo uma ou duas semanas antes da festa. Com o Puro-Sangue Inglês não é diferente e por isso irei relatar o que aconteceu no 6º páreo da programação da última segunda-feira, no Hipódromo da Gávea.

Dos oito competidores anotados para a prova comum em 1.400 metros, na raia de areia, dois ficaram de fora. Com apenas seis no campo, acreditava-se em uma carreira tranqüila, mas no caminho para o alinhamento, logo após o cânter, já deu para sentir o clima entre eles.

"Puxa, preciso vencer o páreo para sair em alguma coluna do site Raia Leve ou da Revista Turf Brasil, afinal de contas, os mesmos serão muito acessados durante toda esta semana, devido às festividades no Jockey Club de São Paulo. Quero ter o meu minuto de fama", comentou Nero com o companheiro de cocheira Maharishi, que concordou com o colega. "No que depender de mim, vamos fazer a dobradinha para o treinador A. Castillo e sairemos bonitos na foto da vitória."

Mal acabou de falar, Netzer encostou nos defensores do Stud By Winner’s para provocar. Deixem de ser bobos, vocês nem vão aparecer na foto, pois irei vencer esta carreira facilmente. Até os apostadores sabem disso e me escolheram como favorito."

Being Love Fitz escutava a discussão de longe e tentou amenizar a situação da pior forma possível. "Pessoal, vamos ter calma. Ainda nem alinhamos e vocês já estão discutindo quem vai ganhar. Fiquem sabendo que também estou em grande forma e pretendo dar trabalho a qualquer um de vocês, afinal de contas, sou o único aqui que tenho mais preparo, pois moro na serra fluminense, diferente de todos vocês."

Sendo que Being Love Fitz não devia ter falado dessa forma, pois Saint Hill e Zendanz, que até então não estavam querendo se meter na conversa, acabaram comprando a briga.
"Você está querendo dizer que por ter uma cocheira no alto da serra é melhor que nós, que moramos na Gávea. Pois saiba que iremos correr na raia de areia, a mesma raia que galopamos diariamente, diferente de você. Ou seja, conhecemos muito mais esse terreno que qualquer ‘cavalinho’ que viva na serra", disse Saint Hill, sendo apoiado por Zendanz.

Pois bem leitores, como vocês podem ver, a confusão estava armada e assim, com os nervos nas alturas, os seis cavalos alinharam para a prova.

Dada a largada, o ligeiro Zendanz forçou e foi logo para a ponta, abrindo boa vantagem. "Olha ai seus bobos. É bom vocês aumentarem o ritmo, pois do jeito que estou, só voltarei a vê-los após cruzar o disco."

Nero, que iniciou toda a discussão, tratou de tentar seguir o ponteiro. "Pára com isso Zendanz, esse páreo é meu. Deixa eu viver meu minuto de fama", falava enquanto Saint Hill e Being Love Fitz brigavam em seguida. "Que foi ‘cavalinho da serra’, não agüenta um duelo cara a cara", grunhia Saint Hill para o pensionista de R. Solanes.

Maharishi, que havia dito que ajudaria Nero na luta pela vitória, era penúltimo, na frente apenas do favorito Netzer. "Desculpa Nero, larguei mal, mas vou fazer esse metido aqui comer poeira", gritava para o colega de cocheira, que nem imaginava ainda o trabalho que teria nos metros seguintes.

Durante a curva, Zendanz continuava firme na ponta, enquanto Nero sofria ataque duplo de Saint Hill e Being Love Fitz. "Vocês podem até conhecer o traçado dessa raia, mas quem tem mais categoria sou eu", atreveu-se a falar Being Love Fitz.

A frase entrou como um torpedo nos ouvidos de Nero e Saint Hill, que trataram de forçar o passo, fazendo com que Being Love Fitz também aumentasse o ritmo para manter-se junto aos dois. Emparelhados, os três entraram na reta final e acabaram alcançando e ultrapassando Zendanz.

A briga do trio continuou durante toda a reta, cada um colocando a cabeça na frente a cada troca de galão.

Para engrossar ainda mais o difícil combate, o favorito Netzer entrou na reta final ainda na última posição, mas quando viu que Maharishi buscava a cerca interna, tratou de iniciar uma bela atropelada pelo meio de raia. Nos 100 metros finais, já emparelhava com o trio de ponteiros.


"Pensaram que eu estava fora da disputa? Falei que o páreo era meu", avisou Netzer.
Nesse momento, faltavam menos de 50 metros para o disco de chegada e os quatro competidores não se entregavam nem desistiam da vitória.

"Eu quem vou sair na foto", gritava Nero; "Sou melhor que vocês", provocava Being Love Fitz; "Não vou permitir que você ganhe", respondia Saint Hill; "Esqueçam, eu vou ganhar", também bradava Netzer.

A disputa era tão acirrada que o próprio multifuncional (locutor-jornalista-editor-compositor-flamenguista) Marco Aurélio Ribeiro, que narrava o páreo, não soube identificar quem seria o vencedor e entregou a Deus (e ao fotochart) o resultado final.

Voltando da raia, após o páreo, enquanto não saía o resultado no painel da Gávea, pensei que os quatro cavalos fossem chegar às vias de fato. Mas uma coisa interessante aconteceu. Quando eles se encararam, trataram de sorrir uns para os outros emocionados.

"Abraçados" voltando para a repesagem, Saint Hill, Netzer, Being Love Fitz e Nero causaram espanto para Maharishi e Zendanz, que chegaram nas duas últimas posições, distantes vários corpos dos ponteiros.

"Que houve Nero? Vocês estavam se matando há poucos segundos e agora estão nessa alegria toda. Não entendo?", indagou Maharishi, no que foi respondido por Nero. "Você não entendeu? É simples, ganhamos todos nós, pois proporcionamos um espetáculo à parte para todos os turfistas que acompanharam a carreira", e saiu da raia emocionado.

É leitores, como vocês podem ver, eles têm uma sensibilidade tão ou mais apurada que a nossa. A propósito, a ordem de chegada, se é que tem alguma importância, foi Nero (nº 2), Being Love Fitz (nº 1), Netzer (nº 7) e Saint Hill (nº 4). A diferença do primeiro (Nero) para o 4º (Saint Hill) colocado foi de apenas pescoço de vantagem, como vocês podem observar na foto de Gerson Martins que ilustra esse blog.

Se num páreo de turma, na Gávea, em plena noturna de segunda-feira houve toda essa emoção, imaginem o que veremos nesse final de semana, no Hipódromo de Cidade Jardim, na grande festa do GP São Paulo?

Espero vocês por lá no final de semana e aqui na próxima quinta-feira!

4 comentários:

Anônimo disse...

Certamente teremos desfechos memorãveis no Festival do Gp Sao Paulo onde o mesmo é um pareo muito equilibrado.Olha atento as fotos karolzinha!!!

Marco Aurélio Ribeiro disse...

Pois é Karol, foi um páreo sensacional! Pra mim, então, que narrei este pepino, foi um espetáculo. O melhor é que acertei o placar, antes do photochart revelar que eu deveria ter ficado de bocha fechada...

Anônimo disse...

Karol, pergunte ao Bushidô o que ele tem a dizer ao Vagner Desleal (hehe).

Anônimo disse...

oi karol, como foi SP? dá notícias...como sempre adorei o post. beijos!