sexta-feira, 13 de junho de 2008

Filhos de Yagli, nascidos no Haras Interlagos, mostram poder em São Paulo

Olá leitores fieis! Apesar de uma semana complicada, o CERCA MÓVEL chega a mais uma semana, com um dia de atraso, e com a certeza que meu mestre Zig não iria gostar nem um pouco de que eu desistisse desse projeto de escutar e divulgar para vocês o quê os cavalos de corrida andam pensando e fazendo pelo Brasil e pelo mundo afora.

Fiquei de olho, em especial, nas carreiras do Hipódromo de Cidade Jardim por conta das seletivas das Taças de Prata. Todas as provas seletivas ocorreram na tarde do último sábado e fiquei impressionada com a bela exibição dos crioulos do garanhão Yagli (foto). Mais ainda durante o páreo, com a irreverência dos vencedores, apesar de terem apenas 2 anos.

No 4º páreo do programa paulista, ocorreu a seletiva A dos potros que pretendiam participar do GP J. Adhemar de Almeida Prado (G1-1600mG), que ocorrerá no dia 28 de junho, em São Paulo.

Controller, o vencedor, mostrou-se tímido durante nossa conversa, mas aprovou ser conduzido por Antonio C. Silva pela primeira vez.

“Sou ligeiro, portanto o jóquei não teve nenhum problema na largada. Pulei na frente, mas o Setembro Neva estava todo irritadinho e gritou, ‘não fecha que eu tô passando’. Não queria saber de confusão, então deixei espaço suficiente para ele assumir a liderança. Em nenhum momento desisti da carreira, muito pelo contrário, estava me sentindo muito bem e segui o ponteiro tranqüilo. Ao entrar na reta final, fiz questão de ir diminuindo a vantagem aos poucos. Nos 200 finais, emparelhei com Setembro Neva e o mesmo me provocou. ‘Pensa que vou deixar você passar? Está muito enganado’, e tentou reagir. Foi nessa hora que percebi o quanto A. C. Silva tem classe na hora de conduzir. Ele sentiu que havia chegado a hora e mexeu sobre o meu dorso. Obedeci de primeira, passando o rival e cruzando o disco com ½ corpo. Acho que nós quatro: eu e A. C. Silva, Setembro Neva e V. Leal, fizemos um ótimo espetáculo para o público”, encerrou o filho de Inexplicable e Jaguapitã (Be My Chief), criado pelo Stud Chesapeake e defensor do Haras Maringá dos Pinhais.

Sendo que Controller, querendo ou não, contou com a sorte, pois foi sorteado na seletiva que não tinha nenhum filho de Yagli no campo. Já os competidores das provas restantes...

DOMÍNIO YAGLI E INTERLAGOS

Logo no 5º páreo, Iamwhatiam fez valer o nome da blusa que defende: Stud Vale o Dobro. O motivo é simples, obteve uma conquista maiúscula e iniciou o domínio da criação Interlagos e do garanhão Yagli nas seletivas.

“Agasias foi apontado favorito, sendo que ouvi ele reclamando na largada que tinha sobrado para penúltimo. Naquele instante, soube que a corrida seria favorável. Pouco me importei com a luta pela ponta entre meu irmão paterno Capace e Van Helsing, sabia que meu rival direto estava atrás de mim. Quando estava no final da curva, sentia que Agasias (escolhido favorito) tentava uma aproximação. Antes mesmo do João Moreira me colocar em carreira, comecei a galopar com vontade e, poucos metros depois que entrei na reta final, já havia dominado a situação e tratei de fugir para o disco. Minha tática de começar a atropelar antes de ser ‘cutucado’ pelo Moreira foi favorável, pois o líder da estatística paulista não precisou se quer pegar no chicote. Cruzei o disco escutando Agasias reclamando: ‘Na próxima eu te pego’. Agora, aproveito o espaço para responder: que venha na Taça de Prata”, ameaçou o filho de Yagli e Ialou (Ghadeer), criado pelo Haras Interlagos.

Para as potrancas de 2 anos, foi realizada apenas uma seletiva para o GP Margarida Polak Lara (G1-1600mG), também marcado para o dia 28 de junho, em Cidade Jardim. Haviam duas filhas de Yagli e ambas participaram ativamente da prova. Dileta Amiga iniciou o train de carreira, enquanto Bubbly Jane saiu da raia com a vitória.

Por conta disso, procurei conversar com a ganhadora, que é uma filha de Yagli e Built to Last (Knifebox), de criação e propriedade do Haras Interlagos.

“Por mais que Dileta Amiga defenda as cores do Stud Ceprano, sempre foi a minha irmã paterna mais querida. Ela é mais velha do que eu apenas 25 dias e sempre me protegeu. Após o cânter, me confidenciou que faria um train falso, para contribuir com minha corrida. Sabendo disso, pouco me importei quando ela saiu na frente e ainda abriu uma boa distância para as rivais. Procurei fugir de percalços de corrida, correndo no meio do lote. Ao entrar na reta final, comecei a buscar o meio de raia e iniciei a atropelada, enquanto Dileta Amiga esmorecia e quem a seguia também. Me desentendi com o João Moreira, pois ele tentava me levar para a cerca interna e eu não queria. Teve uma hora que quase esquecemos da corrida e começamos a correr em zigue-zague, quando de longe, minha irmã gritou: ‘olha as rivais se aproximando’. Então esqueci do desentendimento com o jóquei e acertei o passo, para cruzar o disco, pelo meio de raia, com quase três corpos de vantagem”, resumiu Bubbly Jane.

Pelo fato do irmão paterno, Iamwhatiam também ter vencido a seletiva dos potros, questionei a potranca sobre as chances dos dois na Taça de Prata.

“Fomos muito bem criados no Interlagos. Ele nasceu no mesmo dia da Dileta Amiga e me respeita muito. Temos o sangue privilegiado de Yagli nas veias, por isso os concorrentes precisam tomar cuidado com nosso aranque final no dia 28”, encerrou.

Não sei vocês leitores, mas não pretendo perder essa próxima corrida dos filhos de Yagli em Cidade Jardim de forma alguma.

ZIG

Obrigada a todos pelas palavras e ligações de apoio. O mestre se foi, mas o aprendizado dele ficou. Pretendo praticar a maior parte das lições.

Não posso prometer a vocês que um dia conseguirei fazer um texto tão perfeito como o dele, mas garanto que sempre utilizarei o seu maior ensinamento: ‘escreva com o coração quando se referir aos cavalos’.

Nenhum comentário: