quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Proprietário pertuba cabeça de Jujuy

Olá leitores! As provas mais importantes na raia de areia brasileira estão no ponto de acontecer. Na próxima semana, no Rio Grande do Sul ocorrerá um duelo emocionante entre Jaguanum e Starman, na busca pelo Bento Gonçalves (G1-2400mA) 2008. Enquanto em dezembro, as atenções estarão voltadas para o Grande Prêmio Paraná (G1-2400mA), que será realizado no Hipódromo do Tarumã.

Escrevo tudo isso, porque o nosso entrevistado da semana é o potro Jujuy e o defensor do Haras São José dos Bastiões deixou claro o que pretende para o futuro, conversando com o CERCA MÓVEL após obter mais uma conquista na campanha.

Primeiramente, quis saber do filho de First American e Endagada (Right Off), criado pelo Haras Santa Amélia, sobre como foi a vitória no último sábado, na abertura da reunião no Hipódromo da Gávea, no que fui prontamente atendida.

“Primeiro tenho de confessar que estava ansioso no padoque, pois quem passou por mim e disse que eu era um potro muito do bonito foi a ‘traseiruda’ da Ranger Girl, égua que tem seus dotes físicos muito bem distribuidos, diga-se de passagem (relinchou) e que também atuaria na tarde carioca.

Após um elogio daqueles, o brio de qualquer potro, quase cavalo, não tem como não animar. Então, esqueci do fato de carregar, pela primeira vez, 58kg sobre o lombo e voltei a me concentrar na corrida.

Meu box estava ao lado do Paul Garden, o ‘favoritinho’ dos turfistas, e o cabra veio me provocar antes da largada. Ele disse ‘garoto, hora de quebrar a seqüência de vitória’. Fiquei muito macho, que papo é esse de me chamar de garoto. Ele tem 4 anos e eu tenho 3. Qualidade não se mede com a idade.

Abriu o partidor, eu tava com toda ‘moléstia’ (carrega no sotaque nordestino, que pegou com a convivência com os proprietários pernambucanos), mas deixei Quilibet sair na frente e mantive sempre Paul Garden atrás de mim.

Quando entramos na reta final, não é que o ‘cabra’ queria me passar. Há, mas ele viu o ‘garoto’ correr. A luta foi dura, o pau comeu no duelo dos corredores dos santos (fez alusão ao fato dele defender o São José dos Bastiões e Paul Garden o São Francisco da Serra). Sendo que ele esqueceu de um detalhe importantíssimo: eu e o Cardoso (Marcelo) estamos invictos juntos na areia da Gávea. Portanto, o meu jóquei deu rédeas na hora certa e cruzei o disco na frente. Nem quis provocar o filho de Crimson Tide, mas fiquei P da vida com ele, pois a disputa foi tão acirrada, que precisei tomar uma chicotada para não desistir da vitória.

Uma pena o Marcelo Cardoso não escutar o que eu falo como você, pois com certeza falaria para nem me bater, porquê não desistiria daquela vitória por nada nesse mundo”,
reclama Jujuy.

Após dar boas gargalhadas com a forma que Jujuy relatou a corrida, o que me fez lembrar bastante meus familiares em João Pessoa (por causa do sotaque), voltei ao trabalho e quis saber do potro o que achava da campanha traçada para ele.

“Mas ‘homi’ me lembre disso não que eu tô ficando nervoso. Não basta meus responsáveis manterem esse meu nome que é meio você sabe o quê, os danados não querem deixar eu viajar. Sacanagem né! Trabalho direitinho, peguei bem a distância dos 1.900 metros, o VP (treinador Victor Paim) tem me mostrado o caminho para chegar nos 2.400 metros e eu vou ter de ficar só no Rio de Janeiro.

Alô, eu quero viajar! O Serginho Paiva, um dos meus donos, o que mais faz é viajar. Uma semana São Paulo, na outra Gávea, já soube que vai para Porto Alegre, isso sem falar em Brasília, e, o pior de tudo, nem corre. Enquanto isso, a única viagem que conheço é entre a minha cocheira no centro de treinamento Vale do Marmelo e o Hipódromo da Gávea. Maldade, você não acha?”,
me indagou, mas preferi não responder, afinal de contas, eles que se entendam.

Procurei extrair do Jujuy, então, o que ele pretende fazer.

“Lógico que irei correr direito. Meu próximo desafio será uma prova da esfera clássica do Jockey Club Brasileiro. Me saí bem no último Pesos Especiais, mesmo sendo potro, dei vantagem aos mais velhos. Estou realmente pronto para voar mais alto.

Vou alegrar o ‘patrão’, ganhar um ‘canequinho’ para ele e, quem sabe, ao invés de correr um Grupo 2 na Gávea em dezembro, ele mexe no bolso e me carrega para o Hipódromo do Tarumã, onde eu possa disputar os R$ 30 mil em prêmios do Grande Prêmio Paraná (G1-2400mA).

Dizem que as éguas paranaenses são muito lindas, basta observarem a Ranger Girl, que confirma bem o que acabo de dizer. Que traseiro”,
suspira aos relinchos, dando por encerrado o bate papo.

Mas, não nego que depois do que ele falou, fiz questão de ir observar a filiação de Ranger Girl, e não é que a filha de Midnight Tiger e Barbiera (Pleasant Variety) nasceu mesmo nos campos paranaenses do Haras Pirassununga.

Adorei papear com Jujuy, que vem fazendo uma campanha muito interessante na Gávea, pois das seis corridas, ganhou três consecutivas, sem nunca ter saído do marcador. É potro que fará muita festa para os proprietários do Stud São José dos Bastiões e que será presença constante no CERCA MÓVEL.

DERBY PAULISTA

É leitores, nesse final de semana, estarei em São Paulo, pronta para cobrir mais um importante Derby Paulista (G1-2400mG). Assim como vocês, estou chateada com o forfait antecipado do Sorrentino, sendo que a carreira promete muitas emoções, a começar pela presença de Flymetothemoon e Rutini, os potros treinados pelo Venâncio Nahid e que estão em pé de guerra.

Vou levar na bagagem algumas garrafas de maracujina e conto para vocês, na próxima semana, tudo o que rolou por lá. Abraços, fui!

4 comentários:

Marco Aurélio Ribeiro disse...

Boa viagem. Bom trabalho e bom retorno. Volto quando o blog tiver maduro...Tá muito verde pro meu gosto!

Fui

Luiz Sérgio C. Paiva disse...

Amiga,

Pelo jeito nosso bate-papo de ontem lhe rendeu boas informações, além de ter me proporcionado boas gargalhadas! Estou postando aqui pq na matéria do Jujuy não tem espaço para comentários, mas queria, mais uma vez, lhe parabenizar pelo trabalho. Não tenho dúvidas que vc realmente conversa com os cavalos e os entende como poucos. Aliás, os cavalos são até simples de entender, o díficil é o público turfista: muitas vezes chato,desinformado, invejoso, e incapaz de uma ação pro-ativa. Só críticas.

Deixe-as para lá e siga em frente. Minha meta agora é convencer vc a transformar o blog num site. Poucas pessoas tem a capacidade e o poder que vc tem para fazer isso bem feito.

Obrigado pelo carinho constante e um bj grande!

Anônimo disse...

KAROL, NÃO PERCO UM PAPO SEU QUE É CADA VEZ MAIS INTEGINTE COM OS PSI.QUANTO AO JUJUY, ELE PODE FICAR CALMO POIS A VIAGEM DELE EM BREVE SERÁ PARA O EXTERIOR.DEPOIS EU LHE DIGO EM PRIMEIRA MÃO. UM ABRAÇO DE TODOS NÓS NORDESTINOS, ESPECIALMENTE DOS QUE FAZEM O STUD SÃO JOSÉ DOS BASTIÕES (SERGIO PAIVA, PAI)

Anônimo disse...

Adorei a Ranger Girl!!!