sábado, 27 de outubro de 2007

Galope de apresentação

Descobri há 8 anos que adoro cavalos de corrida... Um pouco depois, que também curtia escrever sobre eles.

Porém, nos últimos meses, algo surpreendente aconteceu comigo. Parece que um raio me atingiu e me fez entender o que eles (cavalos) pensam durante as corridas...

Recordo que tudo começou no último 29 de setembro, no desenrolar do 6º páreo no Hipódromo da Gávea, o Clássico Primavera (L.-2000mA) - Taça Ernani Glower Bastos.

Durante o cânter, senti calafrios quando Starman passou com o Mota. Sim, eu percebi que o filho de Trempolino e Sweet Mind (Baligh) não estava bem e que iria "aprontar" durante a corrida. Ele (Starman) me avisou!!! "Hoje o bicho vai pegar!"

Limpei os olhos, cutuquei os ouvidos, mas tinha certeza que escutei a frase saindo pelo olhar do castanho. "hoje, o bicho vai pegar!"

Na verdade, errei leitores, pois Starman não aprontou apenas no percurso e sim, logo na largada.

Deixou o Alex Mota no chão e fez uma perseguição implacável ao "velhinho" Cerutti. Não sabia o porquê da falta de respeito com os mais velhos, que nós, "homo sapiens", aprendemos desde cedo a respeitar.

Porém o 4 anos Starman não quis saber de conversa e partiu para cima de Cerutti (que tem 7 anos e no turfe já é uma idade avançada para obter resultados expressivos).

Starman, mesmo que novo, mostrou que não precisava de jóquei para lhe conduzir durante uma corrida. Logo foi para junto dos paus, na cerca interna, onde vigiou cada passo dos ponteiros, que naquele momento seguia a ordem, Cerutti, Leporello, Istambul e Ovo Frito.

Logo que entrou na reta oposta, Starman fez questão de levar Cerutti para o externo da raia e ainda avisou: "isso é só o começo!" Fiquei sem fala com tamanha atitude, mas pensei que o cavalo fosse desistir de perseguir o velhinho, visto que ficou pela cerca externa durante toda a reta oposta.

Mesmo com o prejuízo, Cerutti esqueceu da ameaça e continuou na ponta, trazendo Leporello e Istambul.

Bastou aproximar-se da última curva e lá estava novamente Starman, pronto para mais um ataque. "Quero ficar entre os quatro, mas fiquem tranqüilos Leporello e Istambul, meu negócio é com Cerutti", disparou Starman para os outros competidores. Eu estava atônita com o que saia da mente do obstinado cavalo.

Quando faltava 300 metros para o disco final, Cerutt seguia firme, pronto para mais uma conquista, e Starman decidiu cumpriu com o prometido metros atrás. Assumindo a vanguarda de galope, ele abre e faz com que o jóquei de Cerutti (Bruno Reis), pare o cavalo.

Com sorriso nos "lábios" e um olhar de dever cumprido, Starman cruza o disco na frente, sendo que não leva taça alguma, pois estava sem jóquei (regra básica para se conquistar uma corrida, precisam cruzar jóquei e cavalo).

Devido a tantos prejuízos, Cerutti não consegue aparar a atropelada de Amor Surpresa, que fica com a vitória e com todos os méritos.

Ao voltar para o padoque, Starman me olha e diz. "Ele me provocou em nosso último encontro. Cheguei em 3º, no Clássico Delegações Turfísticas (L.-1900mA) e ele (Cerutti), logo atrás de mim, disse que havia sido sorte de principiante. Hoje, ele viu que tem de respeitar os mais novos", e saiu pomposo da raia, como um verdadeiro campeão, apesar do jogo sujo!

E eu, prezados leitores, fiquei estagnada e sem palavras. A única coisa que sei é que, desde esse dia, que venho escutando dezenas de reclamações e reinvindicações dos cavalos que atuam pelos prados do país e do mundo.

Depois, conto outras para vocês...

27 comentários:

Marco Aurélio Ribeiro disse...

Escrever sobre Karol Loureiro, pra mim, fica muito fácil. A idéia de criar um blog é ótima e não poderia ter começado melhor. "Ouvir os cavalos" é fundamental em nossa atividade, mas apenas alguns poucos privilegiados têm esta capacidade. Realmente, o vingativo Starman já havia comentado que ia aprontar. Karol, agora que começou, não pode parar. Parabéns!

Anônimo disse...

Legal, gostei, darei uma nota no PPR.

Anônimo disse...

Karol, até que enfim saiu essa cerca móvel, parabéns, mais um espaço pro turfe. Agora, vou pedir uma coisa: já que vc fala com os cavalos, tô aki penando para marcar nas corridas de hoje. Convença um a dar uma barbada que tô precisando...rsrsrs....abçs e vbos sorte!! Rafael Cavalcanti

Anônimo disse...

Karol, minha musa querida dos olhos mais verdes.

Já que todos admitimos que os cavalos falam, você me deu uma ótima idéia. Que tal criar, abaixo do "Espaço do Leitor", no Raia Leve, o "Espaço do Cavalo". Vai ser um tal de bicho comentando que, na última, achou o jóquei meio desanimado; reclamando que deixaram-no correr na areia, onde é prego e pode "virar o fio"; pedindo pra neguinho parar com a seringa na hora certa, pois já "não agüento passar na frente e meu dono não ver a cara do dinheiro", e - claro - implorando a Deus para que o livre das touradas e ajeitem as raias.

Grande idéia, Kazinha. Só não melhor do que a do seu blog, do qual serei leitor voraz.

Um beijão!

Anônimo disse...

Cerca Móvel, aproveitando o gancho da foto que ilustra o blog: É isso aí.

Gostei da ídeía Karol, mas queria deixar umas observações:

Cerca Móvel é de uso esporádico, espero que, diferentemente, o blog seja constante, porque a idéia é muito boa. Afinal, não é sempre que a gente vai ler estórias de cavalos que falam. Só te peço uma gentileza, por favor, me conte antes quais são os cavalos que "conversaram" contigo, para que eu os tire do meu jogo, uma vez que o bicho já fala, ele ainda vai correr...é ruim hein!

Beijos e muito sucesso!

Unknown disse...

Como leitor assíduo do Raia Leve, com certeza vou me tornar um leitor do seu blog Karol.

Adorei a foto de apresentação!!!!!!!!!!

Muito sucesso!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Essa Karo Loureiro é louca ouvir cavalos, quantas "pipas" ela já tinha soltado para escrever iss?

Espero que melhore nas proximas...

Anônimo disse...

Pô, Karol, me lasquei todo !!!

Só porque entrei um quintinho perto, num claiming de R$ 8 mil, atrás de Ícone, Beck Hauser, Astor Purple e To Circle, fui inscrito para correr, no próximo sábado, contra Amor Surpresa, Kalibanos, Cerutti e Heap Million. É mole? Se tivesse um addedzinho, eu teria me salvado dessa !!!

Um abraço,
Le Coq Hardy

Anônimo disse...

Ai brother... ficou muito show...
vc sempre teve projetos assim em mente e fico feliz q esteja colocando em prática... ficou muito boa essa sua 1ª postagem...
agora espero as outras pq estarei sempre aki... tanto pra ver seu crescimento ... q vc merece... tanto pra dar minha opinião sobre as postagens... e sabe q sempre serão verdadeiras... entaum.... MUITO SUCESSO P VC COM O CERCA MOVEL... vc merece e fiquei muito feliz por vc... E q todas as postagens sejão tão ou mais bem sucedidas q essa....
Muita sorte e sucesso....
Abraços do seu parceiro...
E Parabéns.....

Unknown disse...

Essa é minha "chefa" hahaha Amante dos cavalos e q a cada dia, na Turf Brasil, me ensina mais sobre eles. Além de ser uma experiente no ramo, dá show como jornalista e editora, eu falo pra ela, é um exemplo de profissional! Posso dizer q ela é a minha madrinha na profissão!
Parabens pelo blog chefaa e Obrigada por td!!!!!!

Anônimo disse...

PARABENS E MUITO SUCESSO

O TURFE BRASILEIRO AGRADECE SEU TRABALHO

JOQUEI CLUBE DE GOIÁS

Filipe Cerolim disse...

auhauhauha, você já sabia ne
o cavalo faltou só fugir né.
A frase que você pensou era:
Isso vai dar merda capitão.
a
a
sou mais o meu heinauhauhauah
vlw karol

Anônimo disse...

VLW KAROL, SEU BOLG VAI SER POULE DE 1,00 (DEVOLUÇÃO DE CAPITAL). SÓ VC MESMO,DESCOBRIU O Q FALTAVA, PARÁBENS !!!

Anônimo disse...

torço para o sucesso, sem bairrismos, pois precisamos enaltecer o turfe nacional...

Anônimo disse...

Achei ótimo...vindo de vc já era de se esperar!!!Já tô esperando os próximos!!Sucesso é algo que se conquista com muita competência,adivinha pq está aonde está??
Não se esqueça,"quem não deve não treme"...ahahah!!bjs...sônia

Anônimo disse...

Dificilima tarefa falar da Karol em poucas linhas, e principalmente sobre este blog...
FICOU D+...
Sucesso pra vc...

Anônimo disse...

Parabens pelo Blog, principalmente sendo o primeiro assunto, o meu querido velhinho Cerutti.
Sabado agora, ele vai participar da Prova Especial Jayme Augusto Calvet de Vasconcellos, mas ele ja foi avisado, que seu querido amigo Starman, nao corre.

Anônimo disse...

Karol... ameiiiii!!! Só q esse páreo não me traz boas recordações... poxa, já q vc sabia, podia ter nos avisado...rsrsrsrsrs...
Brincadeiras à parte, adorei o Cerca Móvel e desde já me tornarei uma leitora assídua, só espero q vc continue a nos presentear com eu brilhante trabalho, o qual venho há anos admirando.
Parabéns!!!
Beijos da Família MOTA

Anônimo disse...

Querida Karol,

Reconheço que inveja não é um sentimento nobre, indigno, portanto, do puro-sangue inglês.

Mas, que tô com inveja do Le Coq Hardy, tô e não nego. Na segunda-feira, ele apareceu inscrito, junto comigo e mais sete competidores, na Prova Especial Jayme Augusto Calvet de Vasconcellos. Com toda a razão, meu companheiro de Hipódromo da Gávea - sim, porque exceção ao Amor Supresa, os demais vêm do fresquinho da serra e fez um calorão no Rio durante a semana -, reclamou da missão à qual seria submetido e, com dó e compaixão, foi retirado da parada.

Pois, eu não. Permaneci no páreo e, para o meu dono arrrumar 348 pratas (sem os descontos) tenho que chegar pelo menos à frente de dois adversários. Sabe quem são eles? Não, então analise bem: Leporello, Amor Surpresa, Kalibanos (que conhece até Dubai), Cerutti, Heap Million e Reverie.

Me diga, Karol, como é que vou conseguir? Tenho medo de "virar o fio" !!!

Unknown disse...

Karol é Grupo 1 e isto nâo é nenhuma história que algum equino confidenciou a seus ouvidos!
Uma profissional séria,excelente fotógrafa..é figurinha rara e nao tenho duvidas que a sensibilidade que ilustra sempre em seus trabalhos,nos deliciará neste agradável e interessante blog sobre cavalos de corrida! Sucesso irmãzinha!!!

Anônimo disse...

υнαѕυнαѕυѕнαυѕαнυѕαυ *-*
q imaginaçãão féértil em pssoa(!!)³
eh FANTASIÓTIKO ;

maas ficou bm maneero, seria uma boa escritora ¨-¨
Fico Show.Cant. Poow, boa sort pra voc, e, sei q se vai se dá bm 8]


Bzos

L. ♠' disse...

Pô, ficou muito maneiro. Fantasioso mas legal. Tudo bem que eu não entendo de Cavalos, mas é só um detalhe muito simples. Eu quero te desejar muita³ sorte, e se 'espaços' fecharem, cabeça em pé que eu sei que você pode.
'Nunca desista de seus sonhos'.
Bejo Grande pra você

Anônimo disse...

Karol, minha amiga,

Bem que avisei. Deu não pra mim !!!

Tinha que ganhar de dois para arrumar um quintinho e, assim, uns trocados na conta do meu dono. Só que no meio daquelas "feras", eu já ia mal na variante e, a partir dos 300 finais, só fiz ficar mais longe.

Resultado: cheguei a 15 corpos do Kalibanos e a 10 1/4 do quinto, o Cerutti, que, aliás, desta vez, não me pareceu o mesmo. E, atrás de mim, apenas o Reverie, mesmo assim porque o Mota, com dó, abandonou o páreo.

Tomara que eu não tenha virado o fio. Ontem, até para comer, tava ruim. Será que vão me dar um refresco ou vou aparecer inscrito, ainda em novembro, na turma. Podiam, de presente de Natal, só me botarem pra correr de novo, em dezembro !!!

Obrigado pelo espaço para eu poder me manifestar.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Prezada Karol,

Tenho lido algumas reclamações de uns companheiros e fiquei estimulado a falar sobre o meu problema.

Problema, não, sofrimento e vergonha.

Sabe o que aconteceu comigo? Resolveram me castrar !!! Isso mesmo, rapar os culhões !!! Que tal, amiga? De que vale um macho sem os ovos?

Passei a ser ridicularizado na vila hípico. As éguas cochichavam baixinho, mas os outros cavalos relichavam alto, de tanto rir.

E eu, puxado pelo cavalariço, andando sem meus culhões. Acharam que assim eu iria correr muito mais.

Ontem, dei o troco, no sexto páreo. Sentaram o dedo em mim. Fechei pule de 3,40 - segundo favorito. Tratei de já largar mal e sequer acompanhei a corrida, entrando penúltimo.

Fiz ou não fiz bem? Não se mexe com a honra de um varão !!! Fiquei sem os culhões e uns e outros sem o dinheiro. Rs...

Forra é forra !!!

Anônimo disse...

Estou morrendo de inveja do meu colega de cocheira Jump'in Jack Flash, que estreou como favorito ontem e ganhou com a maior autoridade. Mas acontece que não sei, senti que meu jóquei não me deixou correr legal, já na largada fiquei lá na bagagem, depois me encaixotei todo e acabei fechando raia. Quero pedir desculpas aos apostadores que levaram fé nas minhas patas e me fizeram um dos favoritos, e dizer que eu sei correr bem mais do que aquilo, tá? Na próxima fiquem de olho em mim, se eu for de aprendiz então, podem jogar!

Anônimo disse...

Aprendi muito