quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Eles curtem uma boa foto


Olá leitores! Tem algo que ocorreu nos últimos dias que me deixou encucada e resolvi relatar a vocês. Como muitos já me conhecem, sabem que um dos meus maiores prazeres é a fotografia. Seja de pessoas, de lugares e, principalmente, de cavalos de corrida. Pois bem, antes mesmo de entender a linguagem dos cavalos, eu sentia que muitos curtiam tirar fotos.

Vocês devem estar achando que “viajei” de vez agora, mas é a mais pura verdade. Tem alguns cavalos que ao entrarem na raia, fazem questão de encarar a câmera fotográfica. Olham de uma forma tão encantadora que parecem falar: “Bate logo a foto!” Bem, mas como antes eu não os escutava, não sabia a verdade sobre o desejo deles.

Desde que passei a ouvi-los, obtive a certeza do que antes era apenas uma dúvida: eles (os cavalos) curtem sim serem fotografados. E não pensem que falo apenas das éguas ou potrancas, os machos gostam de aparecer muito mais. Diversos me pedem para clica-los, mas irei relatar quem comprovou a minha “teoria”.

No dia 10 de novembro deste ano, em São Paulo, quando trabalhava no GP Derby Paulista (G1-2400mG), o potro Bain Douche, defensor do Haras Europa, me proporcionou uma tarde paparazzi.

Eu estava no padoque, acompanhando a movimentação dos proprietários, treinadores e jóqueis, enquanto os potros caminhavam tranqüilos, seguros por seus respectivos cavalariços, antes de encararem a milha e meia.

De repente, escuto um relincho. Primeiro pensei que alguém havia assobiado; depois achei que fosse coisa da minha cabeça. Sendo que com o dom que adquiri, acabei escutando meu nome. Era o Bain Douche!

“Hey Karol, você não vai me fotografar hoje? Estou de bom-humor, aproveita!”, relinchou o potro, quando passou do meu lado.

Achei engraçada a situação. Não queria acreditar no que acabava de escutar, mas confesso que gostei da atitude dele. Diferente de diversos humanos, que adoram ser fotografados, mas fingem “odiar” máquinas fotográficas e paparazzos, lá estava o Bain Douche, pronto para uma grande corrida e disposto a sair bem na foto.

Leitores, tenham certeza absoluta e desculpem minha redundância, mas o que todo bom fotógrafo curte é ter um modelo que esteja disposto a ser fotografado. Podem acreditar nisso! É dessa sintonia que surge “a foto!”

Voltando a situação... Após ouvir a chamada do potro, não tive dúvidas, apontei minha Nikon em direção do filho de Know Heights e Uaiasol (Choctaw Ridge), também criado pelo Europa, e o mesmo simplesmente me deu uma aula de como deve se portar em frente à uma câmera. Virou a cabeça, deixou as orelhinhas em pé, me olhou fixamente e mostrou um leve sorriso nos “lábios”. Pronto, acabávamos de viver um momento mágico e vocês podem comprova-lo ao observarem a foto que ilustra esta matéria para tirarem qualquer dúvida.

O potro não venceu a prova, chegou em quinto para Mr.Universo, mas em matéria de fotografia, deu um vareio nos outros competidores.

A decisão dos proprietários de Bain Douche de leva-lo para fora do Brasil, deixará saudades nas minhas lentes. Porém, tenho convicção que outros fotógrafos sentirão o prazer de clicar o bonito castanho pelo mundo afora.

ANTI-SOCIAIS???

Ah, antes que eu esqueça. Diferente de Bain Douche, tem alguns cavalos que ODEIAM aparecer em frente às lentes. Durante o cânter, principalmente, fazem questão de virar a cabeça ao contrário. Alguns são tímidos, outros metidos, mas essa estória fica para uma próxima coluna. Até mais!

QUEM INSPIROU O STARMAN?

O Cerca Móvel invadiu o mundo virtual e cavalos dos Estados Unidos e Japão demonstram que acompanham também o turfe brasileiro. Dois cavalos garantem que o Starman imitou eles na corrida que perseguiu Cerutti, são eles: Gander e Keiba Karauma.

Para os leitores tirarem suas conclusões, vale a pena observar as corridas de ambos.

Para o páreo do tordilho Gander, basta acessar www.youtube.com/watch?v=UN2bG90Qxdc

Já a corrida do japonês Keiba Karauma pode ser localizada no endereço www.youtube.com/watch?v=TPdBWrGcB-U

3 comentários:

Marco Aurélio Ribeiro disse...

Karol, é muito melhor fotografar os cavalos que adoram aparecer do que surpreender alguns seres humanos totalmente tomados pelo álcool e cujas imagens são impublicáveis (hehehehe). Dá-lhe Kaká, mais um golaço.

Anônimo disse...

Descobri pq a Karol virou fotógrafa de cavalos de corrida...tb com tanta intimidade com eles e tamanho "exibicionismo" de seus confidentes equinos,só podiam resultar em fotos maravilhosas e surpreendentes!!

Anônimo disse...

Oi Karol...vim ansioso na quinta ler as novidades e nada...quando vc vai atualizar? Um beijinho do Sorbet.