quinta-feira, 1 de novembro de 2007

A mágoa do Minion




Senhores leitores, nunca pensei que receberia tantas manifestações de cavalos quando assumi que conseguia escuta-los. Pois bem, da primeira coluna para cá, até telefonemas tenho recebido dos eqüinos, falando sobre tudo, porém um eu destaco nesta semana: a do cavalo Minion.

Para quem não conhece, o cavalo do Stud Quintella é um "senhor" cavalo, que já fez de tudo no turfe carioca e tem 8 anos de idade. Apesar disso, ainda corre como uma criança, principalmente na pista de areia.

Estreou aos 2 anos, em junho de 2002, com um 3º lugar em 1.500 metros, areia. No mês seguinte, já com nova idade, garantia a primeira vitória da campanha, demonstrando que só alegrias proporcionaria a quem nele confiasse.

No decorrer de 38 apresentações, no último dia 21, ele conseguiu um feito inédito para a sua idade: venceu o GP Salgado Filho (G2-1600mA). Sendo que a conquista tem lhe dado dor de cabeça e por isso ele decidiu se manifestar.

"Cheguei onde almejei. Estava buscando minha primeira vitória clássica e enfim a consegui. Foi a de número 15 da campanha e a mais importante, para quem já andou correndo Claiming e sofreu alguns contratempos no caminho. Porém, pensei que com essa vitória, enfim poderia ser mais valorizado. Ledo engano!

Sai da raia naquela tarde recebendo o carinho de Carlos Lavor, que foi o primeiro a reconhecer o meu valor. Para quem não sabe, ao cruzar o disco, ele me deu um 'tapinha' no pescoço e disse. 'Valeu campeão, hoje foi o seu dia. Parabéns!' Agradeci com um sorriso, mas não sei se ele entendeu, pois se equilibrava sobre meu dorso.

Enfim, sabia que as palavras do Lavor, significavam a mais pura verdade. Nos dias seguintes, vi minha foto estampada nos principais veículos de turfe: sites, revistas e até jornais. Eu sendo o centro das atenções. Merecia aquilo, trabalhei pelo reconhecimento daquele momento.

De volta ao CT Vale do Marmelo, onde me preparei para o desafio, cheguei pomposo. As éguas, e até algumas potrancas, soltavam suspiros por onde eu passava. Foi um tal de 'adoro coroas', 'cavalo mais velho sabe tratar melhor uma égua', 'ele tem experiência e é um campeão', enfim, era a minha semana.

Sendo que toda a minha alegria e o meu sucesso caiu como a areia que invadiu a entrada do Túnel Rebouças na última semana, no Rio. Estava voltando de um galope e escutei (nós eqüinos não falamos com todos, mas ouvimos muito bem) a conversa entre dois cavalos do CT.

'Rapaz, você viu que legal. Enfim, Minion foi reconhecido. A vitória 15ª saiu inclusive na revistinha, com direito a página dupla. Que bacana! Deram moral ao cavalo'
, nisso o outro respondeu de prontidão. 'Menino, nem comenta uma coisa dessas aqui, principalmente para o Minion não escutar. Ouvi dizer que não era para ter sido feito nada daquilo. Que não tinha para quê o cavalo sair aparecendo em mídia impressa. Enfim, tá o maior rolo'.

Nem quis continuar ouvindo aquela triste notícia. Dei um salto para chamar atenção dos fofoqueiros de plantão, que se assustaram com a minha presença e apressei o passo. Queria chegar logo na cocheira para afogar minha lástima. Eu era um 'popstar' e de repente descubro que nenhuma daquelas homenagens eu merecia receber.

Um desastre total e uma decepção para mim!

Por isso que aproveitei este espaço para desabafar. Quem sabe, se eu correr mais 8 anos e vencer mais 15 carreiras, sendo outro em Grupo 2, ou talvez Grupo 1, eu mereça o reconhecimento e deixe de ser a 'piada' da cocheira entre os outros cavalos", encerrou um abalado Minion.

Sendo que o filho de Mutakddim e My Dear Girl (Merce Cunningham) não deve saber de uma coisa muito importante. Seu criador, o Haras Campestre, ilustrou inúmeras páginas de revista com sua foto, uma prova que você, Minion, é querido por todos e logo terá seu merecido descanso, ao lado de éguas maravilhosas. É só uma questão de tempo amigo. Mas, precisando desabafar, o Cerca Móvel estará sempre por aqui!


Le Coq Hardy agradece ao Cerca Móvel

Depois de se manifestar no Cerca Móvel por ter sido inscrito para encarar a Prova Especial Jayme Augusto Calvet de Vasconcelos neste sábado, na Gávea, o desespero de Le Coq Hardy parece ter tornado efeito, pois o cavalo foi retirado da carreira.

No entanto, no dia seguinte, 8º páreo do programa carioca, ele encara sete rivais em 1.600 metros, pista de areia.

Não percam!

Na próxima coluna, como estaremos perto da realização do Derby Paulista (que promete ser um páreo e tanto), irei esclarecer algumas verdades sobre o Derby Carioca do ano 2000: a do duelo entre Be Fair e Super Power. Aguardem!!!

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi tudo bem? Aqui é o Sorbet D'Orange. Adorei o seu blog. Queria te pedir pra me escutar enquanto eu "corro" essa semana...queria que você escutasse a minha voz lá no fundo, pedindo por favor para não mais correr, porque eu não dou pras corridas. Eu sofro muito correndo e mesmo assim o meu dono e meu treinador me colocam pra correr quase todos os meses, olha, já teve mês que foram duas vezes. Você me ouve essa semana? Por favor? Obrigada...
um beijo
Sorbet D´Orange

Check-in Digital disse...

ai.... ta ficando legal mesmo... esse espaço para manifestação equinas... uma idéia inovadora, bem humorada e de bom gosto....
Como eu disse, vim bater minha carterinha... rs... e dar minha opinião...
Ta show..... muito bom....
Abraços brother... e até quinta q vem

Anônimo disse...

Oi, já que Sorbet pediu, também queremos falar com você! Queria que você escutasse a gente também! Estreamos aos 6 anos, só tiramos último, continuamos correndo e não entendemos nem porque - nem porque o nosso dono nos criou, nem por que nos faz correr, e muito menos porque insistem em nos ver correndo (tirando últimos). Isso é um abuso ou não é? Ajude-nos!
Um abraço,
Evandro, Punctum Saliens (INSCRITA OITAVO PÁREO DE TERÇA), Non Plus Ultra e outros do Fazenda e Haras Eldorado.

Fred Raposo disse...

Yesss, Querol, simplesmente adorei a idéia do blog. Atrás de cada ferradura, de cada abanada de rabo, de cada relincho, uma história para contar. O que, by the way, tens feito muito bem. Muito original e criativo. Parabéns!! bjoss Fred Raposo

www.fredraposo.blogspot.com

Anônimo disse...

Prezada Karol,

Tenho lido algumas reclamações de uns companheiros e fiquei estimulado a falar sobre o meu problema.

Problema, não, sofrimento e vergonha.

Sabe o que aconteceu comigo? Resolveram me castrar !!! Isso mesmo, rapar os culhões !!! Que tal, amiga? De que vale um macho sem os ovos?

Passei a ser ridicularizado na vila hípico. As éguas cochichavam baixinho, mas os outros cavalos relichavam alto, de tanto rir.

E eu, puxado pelo cavalariço, andando sem meus culhões. Acharam que assim eu iria correr muito mais.

Ontem, dei o troco, no sexto páreo. Sentaram o dedo em mim. Fechei pule de 3,40 - segundo favorito. Tratei de já largar mal e sequer acompanhei a corrida, entrando penúltimo.

Fiz ou não fiz bem? Não se mexe com a honra de um varão !!! Fiquei sem os culhões e uns e outros sem o dinheiro. Rs...

Forra é forra !!!

Anônimo disse...

Karol, minha amiga,

Bem que avisei. Deu não pra mim !!!

Tinha que ganhar de dois para arrumar um quintinho e, assim, uns trocados na conta do meu dono. Só que no meio daquelas "feras", eu já ia mal na variante e, a partir dos 300 finais, só fiz ficar mais longe.

Resultado: cheguei a 15 corpos do Kalibanos e a 10 1/4 do quinto, o Cerutti, que, aliás, desta vez, não me pareceu o mesmo. E, atrás de mim, apenas o Reverie, mesmo assim porque o Mota, com dó, abandonou o páreo.

Tomara que eu não tenha virado o fio. Ontem, até para comer, tava ruim. Será que vão me dar um refresco ou vou aparecer inscrito, ainda em novembro, na turma. Podiam, de presente de Natal, só me botarem pra correr de novo, em dezembro !!!

Obrigado pelo espaço para eu poder me manifestar.

Anônimo disse...

Amiga,

Grato por publicar a capa do fantástico Derby entre Super Power e Be Fair.

Como editor da revista JCB, à época, relembrei o capricho que demos à mesma.

A montagem ficou muito legal !!!