quinta-feira, 1 de maio de 2008

A hora e a vez das mulheres

Olá leitores, desculpem a demora na atualização da CERCA MÓVEL desta semana, mas entendam que hoje é feriado do trabalhador e ontem tive de comemorar bastante a grande conquista do meu Flamengo na Libertadores, afinal de contas, meter quatro gols na casa do adversário não é para qualquer um. Mas vamos ao que interessa, que é saber o que anda pensando os cavalos de corrida.

Esta semana, bati um papo dos mais agradáveis com a potranca Estrela Boa, que venceu os machos no GP Nestor Jost (G3-1500mG), na tarde do último domingo, no Hipódromo da Gávea.

Bem a vontade na cocheira que ocupa no belíssimo e completo Centro de Treinamento do Estrela Energia, a filha de Our Emblem e Notizia (Pallazzi), criada pelo Haras Fronteira, me recebeu para esta entrevista exclusiva ao CERCA MÓVEL.

“Como é bom ter você por aqui. É muito importante para mim ser lembrada por este BLOG, que já se tornou leitura obrigatória para todo Puro-Sangue Inglês”, elogiou.

Após minha gratidão pelas palavras gentis de Estrela Boa, pedi para que a mesma contasse como foi a corrida.

“Não poderia ter sido melhor. Larguei pela baliza 7 e deixei os ‘apressadinhos’ irem para a frente, sem nenhum receio. Vi quando Signal Up dominou as ações e era perseguido por Goleiro Frangueiro, Samurai Dodge e Susumo. Eu corria em penúltimo, só à frente de Uiking. Marcelo Almeida me manteve sempre junto aos paus e ao entrar na reta final, como um grande número de competidores ficaram próximos à cerca interna, buscamos o lado de fora, para fugir do ‘engarrafamento’. Enquanto Signal Up só pensava em livrar boa diferença para os cinco potros que tentaram tomar a sua vitória, esqueceu da minha presença. Cheguei a vê-lo pronto para comemorar, quando olhou para o seu lado direito e me viu chegar ao espelho de chegada primeiro. Nunca vi um potro chorar tanto após uma corrida, mas paciência, acharam que eu não tinha condições e sofreram um baque”, conta.

Procurei saber se ela havia escutado alguma provocação na raia, e logo Estrela Boa confirmou.

“O universo do turfe, infelizmente, ainda tem uma predominância machista, mas nós, do sexo feminino, temos de acabar com isso. Teve potros que me respeitaram e trataram de igual para igual, sendo que sempre tem um ou outro engraçadinho que solta piada, dizendo que não tinha para quê eu estar anotada naquele páreo, enfim, essas coisas chatas. Mas o importante é fazer o que fiz: dar a resposta na raia, vencendo!”

Senti que Estrela Boa se empolgou ao falar sobre o machismo do turfe e pedi para ela falar um pouco mais sobre o assunto.

“Nós, potrancas, éguas e mulheres do turfe, estamos vivendo um momento fantástico. Antes da minha corrida, na semana anterior, vi Indianette desbancar os machos no GP João Borges Filho (G2-2400mG) e pensei comigo. ‘Ela massacrou os machos e numa preparatória para o GP São Paulo (G1-2400mG). Eu também posso fazer isso!’. Também tenho visto o quanto a joqueta Josiane Gulart tem mostrado competência na arte de controlar um PSI, não é à toa que a mesma está entre os 10 melhores jóqueis da atual temporada no Hipódromo de Cidade Jardim e voltará a atuar em prova de Grupo 1 (inclusive, soube que a Furia Olímpica tem chance de presentear a joqueta com o êxito). Impossível não deixar de falar sobre a Jéssica Danemann (proprietária de Indianette) que vem mostrando que a mulher no turfe também pode falar e fazer política. Enfim, foi com todos esses exemplos que criei em mim uma empolgação capaz de realmente vencer os machos. Para mim e para todas as mulheres que citei, fora outras que também estão nos bastidores e que atuam de sua forma, chegou sim a nossa hora no turfe!”, encerrou a campeã, que em quatro apresentações, alcançou o primeiro êxito logo na estréia clássica. Estrela Boa ainda tem três colocações na campanha.

Depois dessa grande empolgação demonstrada pela Estrela Boa, acredito que os potros, cavalos e homens passarão a olhar com mais cautela a presença das fêmeas no nosso meio turfístico, pois chegou a nossa hora!

2 comentários:

Marco Aurélio Ribeiro disse...

Realmente as mulheres estão dominando o mundo! o matungo aqui sempre teve e tem o maior respeito pelas criaturas mais sublimes do universo. Frente a um fogão então...!

Bjs, Fui!

Anônimo disse...

Matungo esqueceu da aptidão das femeas frente ao tanque tb.....Não sei quanto ao universo das joquetas e a ser proprietária de cavalos de corrida agora no mundo das fotos e de estórias dos equinos Karol Loureiro é Grupo 1 !
Viva as mulheres no turfe...o que me preocupa nÃo é uma mulher ser "contadora de estórias" o meu receio é'quando elas resolverem querer mandar nos cavalos......