quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Potranca reclama, “querem acabar com a minha honra”

Olá leitores fiéis! O CERCA MÓVEL dessa semana abriu espaço para uma potranca que merece todo o nosso respeito. A líder carioca e candidata ao título de tríplice coroada em São Paulo,Tanta Honra (foto), pediu para botar a boca no trombone através do nosso espaço.

“Aqui é o lugar mais correto para reclamar, pois é onde os humanos e eqüinos finalmente se entendem de alguma forma”, iniciou a potranca.

Bastante chateada, a filha de Crimson Tide e Tana-Am (Nashwan), criada por Luis Antonio Ribeiro Pinto, explicou com exclusividade para nossos leitores o que a fez ficar chateada.

“A programação clássica do Jockey Club de São Paulo só pode ser uma brincadeira de mau gosto. Encarei 10 horas de viagem para chegar ao Hipódromo de Cidade Jardim e competir no GP Barão de Piracicaba (G1-1600mG), tornando-me candidata ao título de tríplice coroada.

Após vencer no último dia 9 de agosto, encarando uma pista de grama pesada, mas com direção tranqüila de Marcos Mazini, voltei a subir no caminhão e tive de sofrer com mais 10 horas de viagem.

Bem, até aí tudo bem, pois estava feliz com a conquista e não via a hora de chegar na minha cocheira, no Centro de Treinamento Dedo de Deus, e contar para as minhas amigas como foi o páreo”
, alivia-se.

Aproveitei o momento e pedi para Tanta Honra voltar ao dia 9 de agosto e contar para o CERCA MÓVEL sobre como foi a primeira etapa da Tríplice Coroa de potrancas em São Paulo.

“Eu larguei pela baliza 1 e assisti Shining Queen fazendo questão de ir para a ponta, mas não me preocupei, até porquê havia visto, antes de alinharmos, ela e Square Dancer (sua parelha) trocarem confidências. Dada a largada e vendo a atitude da defensora do Araras, saquei na hora que ela faria papel de faixa. Então, tratei de correr contida.

Nesse momento, Cores do Brasil saiu desesperada para assumir a segunda colocação. Nem me preocupei e fiquei na terceira posição. Ao final da curva, tratei de correr mais aberta e forcei a diagonal para chegar primeiro na cerca externa. Deu certo e então meus amigos, não teve mais jeito.

Peguei o melhor terreno mais cedo que as minhas rivais e estava inteira. Quando o Mazini me pediu para trocar de mãos, disse adeus para as competidoras e cruzei o disco na frente, sem grandes dificuldades.

Confirmando a minha desconfiança, quem formou a dupla foi Square Dance, com Lovely Lady, Nergy’s Star e Shining Queen completando o marcador. Me surpreendeu o fato de Cores do Brasil, favorita absoluta dos turfistas paulistas, ter chegado descolocada”
, comenta Tanta Honra, pedindo para voltar ao assunto que a trouxe para a coluna desta semana, no que eu permiti imediatamente.

“Pois bem, fiz um corridão, tudo saiu como planejado. Cheguei em casa (Teresópolis) e descansei. Esta semana, quando saio da cocheira em direção à raia para trabalhar a distância dos 1.800 metros, vejo a cara triste do meu treinador Júlio Cesar Sampaio, para os mais íntimos, ‘Alemão’.

Ele olha para mim e diz (sem nem saber que eu tava entendendo). ‘Não é correto fazer isso com você minha campeã. Te colocar para viajar mais 20 horas em menos de 30 dias é crueldade’. Eu não entendi nada, por isso assim que cheguei na cocheira, tratei de pegar uma revista Turf Brasil e entender o que meu treinador dizia.

Estava lá: GP Henrique de Toledo Lara (G1-1800mG), segunda etapa da Tríplice Coroa de potrancas, marcado para o dia 6 de setembro. Ou seja, apenas 28 dias da primeira para a segunda etapa da Coroa.

Isso é uma sacanagem conosco, que somos corredores e viajamos de caminhão. Os responsáveis por essa programação clássica só pensaram nos humanos e esqueceram de nós, puro-sangue inglês. Se eu morasse em São Paulo, tudo bem, mas moro em Teresópolis. A viagem é longa e cansativa.

Será que não queriam a presença de competidoras de outros Estados na carreira, por isso essa tabela?”
, provoca Tanta Honra.

A defensora do Stud São Francisco da Serra está decidida a não correr o GP Henrique de Toledo Lara (G1-1800mG), porém ainda tem planos de voltar a São Paulo neste ano de 2008.

“Estou chateada sem dúvidas. Não quero desmerecer as minhas concorrentes, mas por eu ter ganho a primeira etapa, era a única candidata ao importante título de tríplice coroada. Queria muito obte-lo, mas tenho que pensar no futuro.

Pretendo correr outras provas importantes e não posso me sacrificar dessa forma agora, com apenas 3 anos. Afinal de contas, ainda tem a Tríplice Coroa carioca no começo do ano 2009.

Sendo que antes que as minhas rivais pensem coisas erradas sobre a minha não participação na segunda etapa da Coroa, quero deixar avisado que faço questão absoluta de estar alinhada para o GP Diana (G1-2000mG) no dia 4 de outubro. Não vão acabar com a minha honra, garanto”
, encerra a castanha de 3 anos, mas que mostrou ter muita responsabilidade consigo mesma com a atitude tomada.

As paulistas com certeza vão fazer a festa no GP Henrique de Toledo Lara (G1-1800mG) e não deixarão a vida de Tanta Honra fácil no GP Diana (G1-2000mG). É esperar para ver!

Foto: Paulo Bezerra Jr.

2 comentários:

Marco Aurélio Ribeiro disse...

Karol,

Esse vai e volta já impediu outros craques cariocas na busca pela Tríplice Coroa. Se não for nos 1.800 metros, ela vai ao Diana e reboca, pois corre muito.

A princesa que entregou o prêmio encantou a festa...

Bjs

Matungo

Anônimo disse...

fala karol, esses filhos e filhas de crimson tide estao arrebentando ne? parece até o ghadeer nos seus primeiros 5,6 anos, ganhavam tudo.