quinta-feira, 17 de julho de 2008

Os cariocas do Regina mostram valor na Gávea

Olá leitores! Estive no Hipódromo da Gávea no último domingo e acompanhei de perto as exibições perfeitas dos corredores do Haras Regina. Afinal de contas, foram três apresentações e o mesmo número de vitórias, ou seja, 100% de aproveitamento de uma coudelaria que mantém defensores nos dois principais centros turfísticos do país: Rio de Janeiro e São Paulo.

Mas, voltemos ao domingo. Ainda estacionava o carro no prado carioca, quando observei Olympic Movie, já sendo contida pelo jóquei Carlos Lavor, após o disco. Ao me dirigir para a Tribuna Social, a filha de Know Heights e Heroic Movie (Clackson), criada pelo Haras Fronteira, voltava da raia para a repesagem do jóquei.

“Você perdeu. Acabei de vencer meu primeiro páreo”, dizia para mim, ainda em êxtase, a potranca de 3 anos. Apenas depois da foto da vitória que ficou mais à vontade.

“Nem vi quantos corpos foram, mas foi muito fácil a corrida. Espero que os outros companheiros do Regina cumpram o que combinamos”, entregava Olympic Movie, o que me deixou de orelha em pé para os 8º e 9º páreos da programação carioca. A potranca venceu o 3º páreo da programação carioca, após deixar a segunda colocada 3 corpos atrás.

Após Requebra, no 4º páreo, e Colorado Sam, no 6º, confirmarem o favoritismo nas preparatórias do quilômetro e da milha internacional, respectivamente, passei a ficar mais apreensiva, pois aproximava-se o desenrolar da 8º carreira.

Logo após Hipobelo garantir o êxito na 7ª prova, vidrei meus olhos em Olympic Blue entrando na raia. O potro do Regina me observou de rabo de olho e fez um cânter perfeito. Em carreira, acabou confirmando o que eu desconfiava: ganhou sem grande esforço, após percorrer a distância da milha, sob o comando de Lavor.

Voltando ao padoque, me confidenciou.

“Eu não tinha como perder. Hoje o dia é do Haras Regina. Aguarda aí que na próxima carreira tem mais”, avisou o filho de Nedawi e Temptations (Roi Normand), criado pela Fazenda Mondesir.

O penúltimo páreo da programação carioca era um Handicap nos 2.400 metros, pista de grama, ou seja, a maioria dos participantes estava anotado para àquela prova visando o último preparo para a Taça Cidade Maravilhosa (L.-2400mG), carreira que ocorrerá logo após a realização do GP Brasil (G1), no próximo dia 3 de agosto.

Peguei o programa e fui atrás do nome do proprietário. Assim que encontrei o Haras Regina, acompanhei a linha e vi lá: Olympic Lover. O 4 anos vinha de formar a dupla para Park Ave, que preferiu encarar a preparatória para a prova máxima carioca, na semana anterior, e decepcionado.

Sobre o dorso do filho de Nugget Point e Garden Lover (Tumble Lark), criado pelo Kigrandi, estava Walber Alencar. Tentei saber alguma coisa antes do mesmo entrar na raia, mas Olympic Lover não quis saber de conversa. Apenas balbuciou que após o páreo nós conversaríamos.

Os leitores devem imaginar o que aconteceu? Sim, mesmo em páreo mais disputado, mais uma vez um cavalo do Regina cruzou o disco na frente dos rivais, cumprindo 100% de aproveitamento para a coudelaria naquela reunião.

Após as fotos da vitória, retornando ao padoque, antes de se prepararem para entrarem no caminhão e voltarem para o Centro de Treinamento Verde e Preto, fui conversar com os três corredores, pois queria saber o segredo do sucesso.

Olympic Lover, conforme havia me prometido, foi o primeiro a falar.

“Agora sim. Já que cumpri o meu propósito, posso conversar com você. Não existe segredo, apenas união e convicção. O treinador Roberto Solanés tem nos tratado com muito carinho. Carlos Lavor e Walber Alencar também são jóqueis precisos, que não querem nos surrar e sim nos conduzir. Sendo assim, fica fácil vencer”, resumiu.

Olympic Blue também fez questão de tecer comentário: “Sabíamos que o nosso proprietário, Sergio Coutinho Nogueira, estaria na Gávea para nos observar. Ele veio de Campinas, em São Paulo, e ainda trouxe o filho Cadu. Não podíamos decepciona-lo. Afinal de contas, temos tudo do bom e do melhor graças ao investimento dele. O mínimo que podemos fazer é mostrar que ele estava certo quando nos escolheu nos leilões.”

“E observe que cada um de nós viemos de centros criatórios diferentes. Ou seja, nosso proprietário tinha diversas opções, mas preferiu a nós. Então esse presente ele merecia. Pretendo continuar vencendo, principalmente quando o mesmo estiver por perto”, garantiu a potranca Olympic Movie.

Mais uma vez, Olympic Lover pediu a palavra e acrescentou.

“Também corremos ainda mais como forma de homenagear Olympic Gatsby. Nosso colega de trabalho, que estava anotado para correr no 7º páreo de hoje (domingo) e não pode sequer viajar, pois machucou, sem gravidade, a mão no CT. Ele quem sugeriu, no início da semana, que fizessêmos uma corrida espetacular, para fechar a tarde com, pelo menos, 70% de aproveitamento. Então, como sei que ele ler o CERCA MÓVEL, saiba que também foi para você esses 100% que conseguimos.”

Encerrada a conversa, os corredores voltaram para casa, enquanto eu saia do prado carioca ainda mais impressionada com os cavalos de corrida, pois os mesmos também têm o dom de unir-se por uma causa própria. E ainda provaram que a união faz a força, no caso deles, as vitórias.

Parabéns a toda equipe do Regina, em especial, aos excepcionais corredores!

SEMANA INTERNACIONAL SE APROXIMA

Na próxima semana, não tenho como fugir de conversar com os corredores da semana internacional carioca. Pode ser tanto os que deverão atuar no GP Brasil (G1-2400mG) e que disputarão um prêmio de R$ 250 mil (mais Added), quanto nas outras provas da programação.

Desde já, solicito aos leitores que enviem sugestões pelo e-mail cercamovel@gmail.com de quem eu devo entrevistar para a próxima coluna.

Quem sabe, não antecipamos o vencedor...

Fico no aguardo!

Fotos: Gerson Martins / Montagem: Karol Loureiro

3 comentários:

Marco Aurélio Ribeiro disse...

Patrão é patrão e estamos conversados. Aliás, a conversa foi com os bichos. Até que a farda vermelha e preta dá sorte mesmo. Continuo no aguardo com a entrevista do cavalo de São Jorge!...

Muito bom!

Anônimo disse...

Valeu Carol, adorei ler seus papos com os Olympics
Alias seu blog é sempre muito criativo e seus papos com os cavalos interessantes e hilários.
Não sabia que o Olympic Gatsby tinha tanta moral com os outros.
Alias a Olympic Movie quando estava posando para a foto estava morrendo de dar risada vendo voce correndo carregando sua maquina , esbaforida para chegar a tempo de fotografá-la alegre e sorridente pela vitória

Anônimo disse...

um dia vc tem que entrevistar os cavalos do Fazenda e Haras Eldorado...queria tanto saber o que eles pensam sobre suas corridas e inscriçoes. Se pudéssemos apostar ao contrário, do último para o primeiro, teria sempre uma barbada. O Evandro deve estar lá na cocheira morrendo de vontade de ser ouvido...rs
Beijo Karol!
P.B.