quinta-feira, 16 de abril de 2009

Capo Lavoro põe em prova a estamina do pai

Como vão leitores! Os dias têm passado mais rápido do que eu gostaria. Viagens, coberturas, eleições, homenagens, são tantas coisas ao mesmo tempo que 24h têm sido pouco tempo para dar conta de tudo. Por isso, nosso CERCA MÓVEL sai só agora. Porém, o importante é estar atualizado no ar.

Segui o conselho da amiga-leitora-indicadora do Cristal, Faby Matos, e entrei em contato com Capo Lavoro. Para quem não conhece, o potro de 3 anos é o candidato ao título de tríplice coroado gaúcho depois de ter vencido as duas primeiras etapas da Coroa no Jockey Club do Rio Grande do Sul.

Descansando na cocheira de I. J. Ferreira, mais conhecido em Porto Alegre como Keko, Capo Lavoro conversou via messenger comigo para o Blog desta semana.

“Que prazer ser o escolhido da semana no CERCA MÓVEL. Leio sempre que posso e, por mais que um dia quisesse ser notícia, nunca imaginei que tão cedo isso viesse a acontecer. Quero aproveitar e agradecer à Fabiana Matos, que vez ou outra vem me dar um alô na cocheira e sei que torce muito por mim”, começou o potro.

A primeira questão que solicitei que o mesmo respondesse foi sobre a sua filiação. Pois o mesmo é filho de Dodge com My Wild (Clackson), criado pelo seu proprietário Oscar Luiz de Carvalho Colombo (Haras Frugarolo do Sul).

Para quem acompanha corridas de cavalo, o garanhão Dodge é altamente reconhecido pelos seus filhos velocistas e precoces, basta lembrar nomes como Old Dodge (vencedor do GP Major Suckow 2004-G1-1000mG); Quartieri; Quenian Killer; Eletro Nuclear (vencedora clássica no Brasil e com colocação em Grupo 1 na Argentina); Gallian (da geração 2006 e vencedor de G3); entre tantos outros.

Sendo que com Capo Lavoro, a história do garanhão do Haras Anderson está prestes a mudar. O potro venceu com firmeza os 1.609 metros do GP Breno Caldas (L.), abrindo a Tríplice Coroa gaúcha. Na última quinta-feira, tratou de garantir a 2ª Coroa ao ganhar o GP Coronel Caminha, isso nos dois quilômetros.

O próximo desafio do castanho será o GP Derby Gaúcho, na distância dos 2.400 metros, pista de areia, percurso que nenhum outro filho de Dodge já tenha vencido.

“Estou perto de provar aos turfistas brasileiros que meu pai Dodge tem sim condições de produzir corredores de provas de fundo. Não posso esquecer que boa parte da minha estamina herdo do meu avô materno, Clackson, tão acostumado a provas de fundo, mas minha velocidade inicial é do meu pai.

Ele merece esta conquista, até mais do que eu, pelas suas 13 gerações estreadas e pelas vitórias obtidas como garanhão. Quero dar esta alegria para ele e calar a boca de alguns egoistas de plantão, que andam falando algumas bobagens e desmerecendo as minhas origens”
, desabafa.

Pelo tom que Capo Lavoro falou, quis saber o que o corredor tem escutado, ao ponto de se chatear tanto. O mesmo, não escondeu os fatos.

“Depois de ter ganho os dois quilômetros na quinta-feira passada, ao voltar para meu box na vila hípica gaúcha, ouvi um engraçadinho (prefere não citar nomes) dizer: ‘para você ter vencido essa etapa, tenho duas explicações, ou você é craque, que eu duvido, ou sua mãe (My Wild) deve ter corneado seu pai’ e ficou rindo.

Lógico que dei um coice bem dado na traseira do infeliz e fiz o mesmo fugir para longe. Como pode, desrespeitar meu pai e, em especial minha mãe, dessa forma. Agora, mais do que nunca, quero correr e vencer o Derby Gaúcho e a distância dos 2.400 metros, pelo meu pai, pela minha mãe e por mim também.

Também estou disposto a fazer qualquer teste de DNA para comprovar de quem eu sou realmente filho. Meu pai (Dodge), depois que ficou sabendo do ocorrido, me ligou para saber como eu estava. Disse para eu não me preocupar com isso, pois a melhor resposta que eu darei será na raia. Ele é um sábio!”
, elogia Capo Lavoro.

Dei por encerrado nosso bate-papo e vou torcer muito para que o potro conquiste o título de tríplice coroado. Conto com a ajuda de vocês leitores, pois tanto as pessoas, como os cavalos de má-fé precisam ser excluidos do nosso turfe.

Na próxima semana, será dia de conversar com Smile Jenny, independente da corrida da mesma na terça-feira, dia 21, quando a potranca encara o último desafio da Coroa carioca. Até lá pessoal!

Foto Capo Lavoro de Traudy Trotta

3 comentários:

Faby Mattos disse...

AAEeeeeeee!! Queriiiiddooo!!
Bem que ele me disse (meio acanhado) que queria falar contigo Karol! Que bom que vcs conversaram... tomara que ele consiga ganhar o Derby, pra dar nos dedos dos engraçadinhos hihi... ele eh um potro mto estiloso!!! :D
Beeeiijjoo!!

Marco Aurélio Ribeiro disse...

Karol,

Com o devido atraso regostro meu pronunciamento semanal. Cadê o chuvisco que vc ficou de trazer pra mim de Campos? Assim dá...Êta escorpiões lascados.

Fui

FAby Mattos disse...

Tadinha da Smile Jenny Karooll!!!
Fiquei com dó...
BEijo!