quinta-feira, 9 de abril de 2009

Inéditos estreiam raia de grama carioca

Leitores fieis (o acento acabou, pense que fica difícil lembrar algums vezes, mas...), bom estar com vocês por mais uma semana, mesmo que entrando no ar mais tarde que o normal. Porém, o importante é estar sempre atualizando o CERCA MÓVEL e contando para vocês o que anda se passando pela cabeça dos corredores brasileiros pelas pistas do Brasil e do mundo.

Garanto a vocês que minha ideia era conversar, com exclusividade, com o cavalo Gloria de Campeão, afinal de contas, mostrou no sábado, 28 de março de 2009, que no Brasil existem cavalos de grande categoria para disputar as principais provas do mundo, por conta disso, o defensor do Stud Estrela Energia formou a dupla na milionária e internacional Dubai World Cup (G1-2000mA).

Sendo que o filho de Impression e Audacity (Clackson), nascido nos bonitos campos do Haras Santarém, sumiu do mapa. Não consegui entrar em contato com o mesmo e os boatos nos Emirados Árabes é que Gloria de Campeão, que soma em prêmios pouco mais de US$ 1,250,000 (um milhão, duzentos e cinquenta mil dólares), comprou uma ilha e está curtindo um merecido descanso.

Infelizmente, como não o encontrei, pois o mesmo merece sim descansar e falar quando estiver com vontade, tratei de conversar com alguns corredores inéditos que tiveram o privilégio de atuarem na nova grama carioca pela primeira vez, no último sábado, dia 4 de abril.

A maioria dos produtos de 2 anos, só me solicitou que os nomes fossem trocados, pois como todos são inéditos, não querem muito aparecer, por enquanto. Mesmo assim, os mesmos deixaram com que eu os fotografasse. Portanto, o leitor que for experto, identificará fácil quando um deles entrar na raia.

Apenas Viva Vegas não se importou em dizer seu nome e foi logo a filha de Nedawi e Indian Sola (Ghadeer), criada pelo Haras Fronteira, quem primeiro testou a nova raia. Ao voltar do trabalho de 1.000 metros com Cesar Gustavo Netto no comando, a castanha falou conosco.

“É uma emoção imensa. Havia trabalhado antes na areia e nunca tinha visto, na manhã de sábado, no Hipódromo da Gávea, tanta gente. Então comecei a me assustar com a quantidade de pessoas, todas me olhando quando coloquei minha pata direita (a primeira a pisar na grama) na raia. Durante o percurso, gostei muito da firmeza da raia. Mesmo sentindo que tinha muita água na grama, a mesma não permitia que minhas patas afundassem por demais.

O jóquei Gugu me deixou correr à vontade, só no galope, mas quando chegamos na seta dos 1.000 metros, ele me colocou em ação. Corri sem medo, me senti segura o tempo todo com relação a raia e olha que na noite anterior ao trabalho, ouvi de alguns corredores na cocheira que era um perigo entrar na pista de grama, pois havia chovido bastante nos últimos dias e tal.

Fiquei apreensiva com os boatos, mas lá dentro da raia, correndo, vi que tudo o que falaram não tinha sentido. Me senti tão bem, que mesmo sendo um trabalho suave, numa raia encharcada e sendo a primeira vez que eu atuava na mesma, marquei 63s para o quilômetro. Ou seja, nada mal!”
, explicou a pensionista de Jonas Guerra.

Vale destacar que Viva Vegas é uma autêntica corredora de grama, basta lembrar que sua mãe, Indian Sola, das quatro conquistas, três foram na relva do Hipódromo da Gávea. A irmã materna de Viva Vegas, a campeã clássica La Moneda, também deu o que falar quando corria na grama do Jockey Club Brasileiro. Enfim, tem muito futuro a potranca.

Um potro tordilho, que não quis declarar seu nome, entrou na raia com o experiente Edson Ferreira. Após o trabalho, deu seu parecer quanto a nova raia de grama carioca.

“Fiquei meio tonto, pois ainda não sei bem o que fazer em ação. A única coisa que tenho certeza é que melhorarei com o tempo. Durante o trabalho, senti muita água nas minhas canelas, sendo que apesar disso, o terreno estava firme e me passou segurança. Não vejo a hora de voltar na raia de grama, sendo que numa competição de verdade”, declarou após ter passado voando pela raia.

Uma parelha de potros fez um dos trabalhos mais aguardados, justamente para sentir se com mais competidores, a raia aguenta. E deu certo.

“Tenho cerca de 480kg e meu amigo uns 500kg. Ambos corremos em parelha, bem próximos, para testar a firmeza do terreno próximo à cerca interna. Em momento algum tive medo ou insegurança. Sempre corremos firmes e soltamos pouca grama durante o percurso. Não conhecia o terreno, mas fiquei satisfeito por ter sido um dos primeiros a entrar nessa pista”, falou, sem se identificar, o potro mascarado.

Bem leitores, esses corredores inéditos, mesmo sem identificação na maior parte dos casos, merecem os aplausos, pois tiveram a coragem de testar uma raia que muitos acreditavam não ter condições alguma de corrida. Com a excelente demonstração dos mesmos, domingo, 12 de abril, dia de Páscoa, a idéia será comemorar o feriado mundial não com chocolate, mas com muita grama no 6º páreo do Jockey Club Brasileiro.

É aguardar para ver!

8 MIL

Quem diria que entender o que os cavalos falam faria tanto sucesso. Pois bem, esta semana, mesmo com apenas uma coluna por semana, o meu, o seu, o nosso CERCA MÓVEL (me senti a Xuxa por alguns instantes, porquê será?) atinge a excelente marca de 8 mil acessos.

Obrigada a todos os corredores que aqui deixaram seus depoimentos, bem como aos humanos, turfistas ou não, que também passaram por aqui para descobrir um pouco mais sobre o fantástico universo dos equinos (sem trema agora).

Abraços e voltem sempre!

2 comentários:

Marco Aurélio Ribeiro disse...

Karol,

Parabéns pelos 8 mil acessos. Viu só o que dá conversar com os "beiçudos" como vc gosta de chamá-los? Quanto a escrever bonito...me esforço.

Fui e parabéns de novo!

Faby Mattos disse...

Karool!
Parabéns pelos 8 mil acessos!!
Tem alguém aqui no RS que me pediu teu telefone... dizendo que tava super feliz e que queria conversar contigo e desejar boa sorte pra "gracinha" da Smile Jenny.... sabe quem é??? O Capo Lavoro, candidato à nossa Tríplice Coroa... ganhou a segunda prova essa semana e ficou todo bobo quando eu disse que tu podia mandar recado dele pra Jenny... vê se eu posso... HAUHAUAHUA!!!
Beijo!