quinta-feira, 28 de maio de 2009

Glória de Campeão é o ‘bonitão’ do Estrela Energia

Olá leitores, não nego a vocês que fiquei apreensiva em conversar com Glória de Campeão, pois o cavalo do Stud Estrela Energia está morando na França desde 2007 e talvez tivesse desaprendido o português, enquanto eu, nada sei de francês, apenas o “oui”.

Bem, mas para a minha surpresa, o filho de Impression e Audacity (Clackson), criado no bonito e eficiente Haras Santarém no Paraná, não só continua falando português como se tornou um poliglota.

“Minhas viagens pelo mundo do turfe fizeram com que eu tivesse contato com outras línguas e nacionalidades. Arranho bem no árabe, falo perfeitamente o francês, mas é com o inglês que nos comunicamos na raia, pelo menos foi assim em Cingapura”, explica o castanho de 5 anos de idade.

No último dia 17 de maio, domingo, enquanto no Brasil teríamos uma tarde festiva no Hipódromo de Cidade Jardim com a realização de mais um Grande Prêmio São Paulo (G1-2400mG), logo cedo, no horário de Brasília, Glória de Campeão entrava para a história do turfe nacional e mundial ao ser o primeiro brasileiro a vencer a importante e milionária Singapore Airlines International Cup (G1-2000mG).

“Foi um momento mágico da minha campanha. Havia feito uma excelente apresentação na Dubai World Cup (G1-2000mA), mesmo atuando na areia, cheguei na 2ª posição. Já em Cingapura, pisei na grama, então facilitou ainda mais meu rendimento, isso sem falar que ser conduzido por jóqueis brasileiros é muito melhor”, aprova o cavalo, que tanto em Dubai, quanto em Cingapura, contou com direção de brasileiros, no primeiro caso Jorge Leme, e no outro com Tiago Josué Pereira.

Quis saber do mesmo se tem muita diferença em ser conduzido por brasileiros e profissionais de outros países.

“Tem e muita diferença! Os jóqueis franceses meio que nos deixam muito soltos, confiam só no nosso desempenho, deixando toda a responsabilidade para nós corredores. Já os brasileiros não. Atuam em parceria com o cavalo. Nos incentiva a correr, tenta nos entender e nos exige no momento certo, fora que o carinho é diferente também. Nós, brasileiros, somos mais emotivos, os outros, principalmente do velho mundo, são mais frios”, compara.

Para não perder o ritmo da conversa, até pelo alto custo da ligação (lembrar de mandar a conta para o Stud Estrela Energia ou arrumar logo um patrocinador para o CERCA MÓVEL), pedi para Glória de Campeão me falar da corrida em si.

“A confiança que eu tinha e sentia também no TJ foram fundamentais para a nossa vitória. O sulafricando Jay Peg, que havia vencido a corrida no ano anterior, saiu na frente feito um louco. Não permiti que o mesmo livrasse vantagem e fui para cima dele, ocupando a 2ª posição, em um ritmo de corrida assustador.

Percebi quando o mesmo começou a colocar a língua para fora, por estar cansado, e pretendia ficar mais um tempo atrás do mesmo, para força-lo ainda mais. Sendo que TJ fez questão que eu assumisse a dianteira assim que entramos na reta final. Faltando 600 metros para o espelho, dominei Jay Peg e abri vantagem providencial.

Em plena reta, percebi pelos gritos do público presente ao Kranji Racecourse que teria alguma surpresa, foi quando ouvi o britânico Presvis me provocar.
‘Ô brasileiro, acabou seu momento de glória. Sai logo da frente que vou para o meu momento mágico!’. Fiquei extremamente chateado com as palavras dele e te garanto, por mais que estivesse diminuindo o ritmo, ele jamais me passaria.

Coloquei todas as minhas honras e glória nas minhas patas e mantive cabeça ao cruzar o disco na frente, garantindo mais uma vitória na minha campanha internacional, uma recheada bolsa de US$ 2 milhões e cravando meu nome na pista de Kranji ao me tornar recordista da mesma, ao marcar 1’59”20 para os dois quilômetros”
, resume.

Aproveitei para saber do mesmo o que pensou ao obter a vitória.

“Num primeiro momento, estava feliz por não ter deixado o inglês metido do Presvis me ultrapassar, mas depois o mesmo pediu desculpas e a minha ficha caiu. Eu estava sendo aplaudido pelo mundo do turfe e tinha dado a maior alegria da vida profissional de Tiago Josué Pereira. O carinho com que o jóquei me beijou após o páreo e as palavras de afeto do mesmo ficarão sempre guardados na minha lembrança”, emociona-se.

Para encerrar, perguntei a Glória de Campeão se o mesmo ficou chateado por não ter Stefan Friborg e Dalva de Oliveira, titulares do Stud Estrela Energia, na foto da vitória em Cingapura.

“De forma alguma, meus ‘pais’ têm diversos filhos e estão comigo sempre que podem. Quem precisava de apoio na tarde de domingo era Hot Six, que perdeu nos detalhes o GP São Paulo (G1-2400mG). Não vejo a hora de te-lo aqui na França, ao meu lado, para conversarmos sobre as corridas dele no Brasil e eu passar as minhas experiências para ele.

O mais importante para mim é saber que meus ‘pais’, Stefan e Dalva, me tornaram o ‘bonitão’ do Estrela Energia. Isso não tem preço!”
, encerra satisfeito o castanho, que se tudo correr bem, em 2010 tentará mais uma vez a vitória na Dubai World Cup (G1-2000mA) antes de encerrar a campanha.

5 comentários:

Faby Mattos disse...

Lindo, querido e simpático! Só isso posso dizer do Glória! E claro, dar os parabéns pra ele e pro TJ (terei essa oportunidade hoje aki no Cristal)!!!
Essa vitória deles, serve pra provar o quanto nosso turfe e criação são fortes!!!
Beijo Karol!

PS.: O Senhor Temido ficou nervoso qdo eu disse q tu queria uma exclusiva caso ele ganhasse... mas mandou um beijo e pediu pra que tu torcesse por ele... auhauahua!!

Fabian disse...

Excepcional o "conference call" e aproveito para sugerir que vcs usem o "Skype" da´próxima vez,ao menos até o Estrela Energia ser patrocinador...hehehehe..parabéns karol!

Fabian disse...

Bandeira!!!! Nao sabia que a Faby Mattos tb ouvia os equinos...quero sindicancia!!!! hauuahaahahuauha!!

Faby Mattos disse...

Fabian!!
Hahauahuahuahauahu!! Não precisa abrir sindicânciaaaaaa!!! Pergunta pra Karol, já passei várias "fofocas" pra ela dos cavalos aki do Cristal... óbvio que meu "dom" não é tão desenvolvido quanto o dela... mas dá pra ouvir cada coisa.... ahuauaauahuahuahua!!!

Faby Mattos disse...

A propósito... cruzei com o Sr. Temido qdo ele tava indo coletar material pro anti dopping... era ele berrando: "viu? eu consegui! tu viu aquilo?!?!?!?!" e ficava sapateando pra lá e pra cá... bom, acredito eu q ele tava feliz pq na reta tirou alguns vááááários corpos de vantagem, correu praticamente sozinho... faturou a coroa juvenil... hauhauahuahauahu!!!