quinta-feira, 18 de junho de 2009

Top Hat ensina o real sentido da palavra amizade

Quem consegue entender os cavalos como eu, basta passar perto de Top Hat que logo verá o cavalo do Stud JCM feliz da vida. Desde que os seus responsáveis o informaram que iria atuar agora na reprodução, o filho de Royal Academy e Tavira (Effeverscing), criado no Haras São José da Serra, não pára de sorrir por qualquer motivo.

Foi relinchando de felicidade que conversei com Top Hat pelo telefone, com o mesmo curtindo seus últimos dias no Centro de Treinamento de Porto Feliz, em São Paulo. Quis saber dos planos futuros dele.

“Planos futuros? Quero que você me perdoe Karol, mas você tem de perguntar o futuro de Nuestro Hermano ou Quick Road, que defendem as cores do Stud JCM e ainda estão em campanha. Para mim, a pergunta tem de ser, como é viver sem planos futuros?”, sugere o alazão.

Pegando carona na sua idéia, quis saber então como é viver sem planos futuros e fui logo respondida.

“Maravilhoso! Só em saber que não terei mais de viajar para competir nas pistas; que vou curtir uma merecida aposentadoria e ainda conhecer umas éguas interessantes, deixando uns herdeiros, são motivos para não parar de relinchar de felicidade. A minha vida será, daqui para a frente, uma grande festa”, torce.

Pela tamanha empolgação, cheguei a acreditar que Top Hat não dava o menor valor para a época em que atuava, mas o cavalo me surpreendeu com a resposta.

“É lógico que sempre valorizarei e muito meu trabalho na raia e lembrarei muito dessa época, pois foi através da minha vida na raia, das boas apresentações, vitórias e colocações, que fui selecionado para ser um garanhão. Caso eu não tivesse obtido resultados expressivos nas raias brasileiras, agora, quem sabe, iria para uma fazenda qualquer, puxar carroça, em vez de ser um garanhão”, explica.

Então aproveitei a deixa e quis saber do cavalo de 6 anos (em 1º de julho chegará aos 7) qual o momento mais importante da sua campanha nas pistas brasileiras e outra vez, obtive uma resposta surpreendente.

“Atuei em 25 oportunidades, obtendo 11 vitórias e seis colocações, ou seja, fiquei poucas vezes fora do placar. Dentre as conquistas, algumas clássicas e de Grupo 1, sendo que lembro de dois momentos em especial. O primeiro ocorreu em 24 de junho de 2006, quando venci o GP ABCPCC - Matias Machline em São Paulo pela primeira vez.

Era meu primeiro Grupo 1 e acabava de registrar o recorde dos 2.000 metros da pista de grama do Hipódromo de Cidade Jardim, que dura até hoje e que muitos chegaram a comentar que seria um recorde mundial.

Mas, além de todos esses fatos, na mesma data, alguns minutos antes, um jovem potro mostrava ter grande potencial e seria um parceiro para diversos outros momentos da minha vida. Na mesta tarde, Quick Road (na época com 2 anos) venceu o GP J. Adhemar de Almeida Prado (G1-1600mG), a Taça de Prata. Ou seja, conseguimos numa tarde dar uma alegria dupla para o treinador João Macedo e para Julinho Mesquita, nosso proprietário.

E o mais especial, nos tornarmos amigos, eu e o Quick Road”
, relembra com os olhos marejados.

Antes de deixar ele contar sobre o segundo momento mais importante que viveu durante a campanha, quis saber de Top Hat como foi que fez amizade com Quick Road.

“Hora, muito simples. Quando entramos no caminhão, no mesmo dia 24 de junho de 2006, ou seja, há quase 3 anos, iniciamos a nossa amizade. Estávamos muito felizes, eu tinha estipulado o tempo de 1’56”294 para os dois quilômetros paulista, marca que existe até os dias atuais e também obtido a primeira conquista de Grupo 1.

Ele, Quick Road, apesar de ser mais novo, garantia a segunda vitória consecutiva da campanha e ambas em Grupo 1, ou seja, era um fenômeno, poderia ter nem me dado bola ou assunto e ter se tornardo a estrela do Stud JCM, mas ocorreu justamente o contrário.

O filho de Jules e Jamaica Road (Ghadeer), criado pelo Haras Santa Maria de Araras, chegou perto de mim, mostrando muita humildade nos olhos, e disse: ‘parabéns! Você é um exemplo para qualquer cavalo de corrida. Quero ser um terço do cavalo que és.’

Aquilo mexeu comigo de tal forma, que eu fiquei sem palavras. Consegui sorrir, dar um abraço nele e dizer. ‘você já é um grande cavalo e quero ter o prazer de atuar ao seu lado’. Pronto, ali nasceu uma grande amizade, que irá durar até a nossa morte, com toda certeza do mundo”
, explica.

Para não perder o nosso assunto anterior, quis saber de Top Hat seu segundo momento inesquecível enquanto atuou nas raias brasileiras, e ele me respondeu, inicialmente com uma pergunta, para depois me deixar confusa.

“Não ficou fácil de saber depois de tudo o que eu te disse? Lógico que meu segundo momento inesquecível ocorreu em 20 de maio de 2007”, falou.

Consultei meus dados e lembrei que na referida data ele tinha atuado no GP São Paulo (G1-2400mG) e chegado longe, na 16ª posição, então não entendi o motivo da escolha pela data, no que Top Hat explicou facilmente.

“Ora, o vencedor foi o Quick Road e fiz toda a corrida para que ele levasse o páreo. Atuei na frente, com diversos competidores me vigiando e, na reta final, deixei o espaço necessário para que meu melhor amigo vencesse a principal prova do turfe paulista.

Sendo que ele também foi providencial para a minha vitória no GP Brasil 2008 (G1-2400mG), realizado em 3 de agosto.

Atuou quieto e me deixou florear na frente com muita vontade. Todos os adversários trataram de vigia-lo, pois pensavam que eu diminuiria o ritmo, como havia feito no ano anterior em São Paulo, mas não foi como os rivais pensaram.

Quick Road só engrenou na prova, quando percebeu que não tinha mais como eu perder, então atropelou e ficou na 4ª posição. Ali, naquele momento, descobria o verdadeiro significado da palavra amizade: devoção”
, não consegue conter as lágrimas o cavalo.

Para encerrar, pedi para Top Hat nos confidenciar onde irá ficar agora que se tornou um garanhão.

“Não sei ao certo em qual haras irei servir. A única certeza que tenho é que ficarei na minha primeira temporada de monta no estado de São Paulo. Então, as éguas que quiserem ser felizes e produzirem produtos de qualidade, favor se inscreverem para entrarem na minha vida. Estou esperando por cada uma de vocês meninas.”

2 comentários:

Faby Mattos disse...

Huehueheuhuehuehuehe!
Que legal Karol. Olhava pro Top e não imaginava que ele era tão sincero e querido. E vamo combiná neh, pra lá de charmoso... acho que vai ter uma fila de meninas querendo ter um tete-a-tete co bonitão... hehehehehe... tenho uma pra apresentar pra ele!!! HAUAHUAHAUHAUA!!!
Bjos!

Fabian disse...

Certamente um dos mais memoráveis cerca móvel já escrito.A verdadeira amizade é rara e assim como nos equinos,é inabalável e a sensacao é sempre de ter ganho um "G1" quando encontramos e temos o privilégio de compartilhar momentos unicos com este amigo.
Quanto ao nosso garanhao em questao,se o pulmao dele for tao bom para "cobrir" quanto era para correr,haja folego as candidatas!!!