quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Vupt Vapt repete o nome em Grupo 1



Muita gente deve se lembrar da famosa frase do saudoso personagem do Chico Anysio, Professor Raimundo, quando parava a “aula” na Escolinha para ter o comercial televisivo. “É vapt e vupt!” era o jargão utilizado para avisar que logo o programa voltaria. Uma forma das pessoas não ficarem longe da tv por muito tempo.

Pois bem, acertadamente, o Haras Pirassununga escolheu um filho de Romarin e Ela Manda (Stuka) e o ‘batizou’ de Vupt Vapt, o contrário do que falava o professor Raimundo. Sendo que assim como era rápida a propaganda para a volta do programa humoristico, mais rápido ainda é o potro que pertence ao Stud São José dos Bastiões.

Estive em São Paulo no último sábado e acompanhei de perto o desenrolar do GP Jockey Club de São Paulo (G1-2000mG), a segunda etapa da Quádrupla Coroa de produtos. Aliás, antes dos potros entrarem na raia, vi o Vupt Vapt olhar de forma carinhosa para o seu proprietário, o pernambucano Serginho Paiva. Quando passou ao meu lado, Vupt Vapt me olhou e disse. “Esse páreo é nosso!”

Bem, não nego que fiquei meio cabreira, pois o favorito da corrida era Olympic Danz, que tinha atuado muito bem na primeira etapa da Coroa masculina, diferente de Vupt Vapt, que chegou descolocado naquela ocasião. Mas, corridas são sempre corridas.

Dada a largada, o potro do São José dos Bastiões, que tem até um pouco de sotaque nordestino tamanha a comunicação com os seus responsáveis, saiu gritando do partidor. “Sai da frente, senão eu sento a peixeira!”, mas relinchou em seguida, provando que estava brincando.

Fez todo o train de percurso, mandando na carreira, sempre correndo junto aos paus. Eu observava ele agoniado, reclamando com o José Aparecido, seu jóquei, durante o final da reta oposta. “Oh ‘hômi’, tu vai ou não deixa eu correr mais solto?”, indagava o potro, mas o Aparecido nada respondia. Acredito que ele não tinha o dom de ouvir o cavalo.

Enfim, seguindo a corrida, os competidores entraram na reta final e quando os atropeladores se preparavam para tentar surpreender o ponteiro, Aparecido deu as rédeas necessárias a Vupt Vapt. “Ainda bem que você me ouviu né!”, falou o potro para em seguida livrar boa vantagem e cruzar o disco de chegada na frente, com ½ corpo sobre o atropelador Vasuveda.

Depois da corrida, quando ele voltava para o padoque, recebeu abraços e beijos do proprietário Serginho Paiva e do treinador Milton Singnoretti ainda na raia.

“Pera pessoal, vocês estão estragando o meu penteado! Ok, brincadeirinha, podem beijar a vontade, porque o Grupo 1 é nosso!”, vibrava Vupt Vapt.

Após as tradicionais fotos, com diversos amigos e torcedores do Stud São José dos Bastiões, o potro se encaminhou para a sua cocheira em Cidade Jardim e quis saber dele qual a sensação da vitória.

“Ganhar é sempre maravilhoso, mas vencer uma prova de Grupo 1 é um sonho. Mas não posso negar que Vasuveda me deu um baita susto. Até agora eu nem sei de onde ele surgiu, mas ainda bem que já estava com a vitória assegurada. No Derby Paulista, tenho de cuidar dele, até porque, sei de suas qualidades. Ele é 7 dias mais velho que eu e nascemos nos mesmos campos do Haras Pirassununga, mas temos características diferentes. Eu prefiro correr na frente e dizer logo a que vim. Vasuveda gosta de atuar no fundo do lote e atropelar com pouco espaço. Enfim, é um rival perigoso. Mas até o próximo encontro, eu quero é comer muita cenoura e aproveitar esse meu momento de rei. Esse tempo não quero que seja vapt vupt e sim, mais demorado”, relincha e dá por encerrado o bate papo.

Enfim, o próximo encontro sem dúvida promete e eu não quero perder de forma alguma. Fui num Vupt Vapt!

AGRADECIMENTO

Venho aqui agradecer a colaboração da amiga Faby Mattos no CERCA MÓVEL da semana anterior, ela, assim como eu e alguns outros apaixonados pelos cavalos de corrida, conseguimos escutar o que eles dizem e fico feliz por ela ter nos contado sobre o romance da First Julia.

Um comentário:

Unknown disse...

Karol, antes de mais nada, tenho que dizer que foi muito legal ter podido participar do teu Cerca Móvel. As vezes parece que realmente os cavalos falam, seja pelo olhar, pelos lábios mexendo que parecem resmungar, enfim... só pra quem gosta mesmo é que pode perceber certas coisas e imaginar que eles realmente conversam com a gente! Achei que fosse só eu que imaginava esas coisas!!! HAHAHAHAHAHA!!! Desde que comecei a conviver com cavalos fico imaginando o que eles podem estar dizendo...
Portanto, agradeço a ti por publicar essa "conversa" que eu tive com a minha amiga First Julia!
Beeeeijo!!

PS.: como é bonito o Vupt Vapt!!!