quinta-feira, 16 de julho de 2009

Cavalos torcem por Ricardinho

A declaração do jóquei Jorge Ricardo frente à imprensa argentina na última segunda-feira não mobilizou apenas os humanos turfistas, mas principalmente os equinos, que sempre estiveram presentes na vida do profissional das rédeas.

Procurei conversar na terça-feira, pós-afirmação de Ricardinho sobre o seu linfoma, com os vencedores da semana e também com um em especial, e fiquei emocionada de como os cavalos têm um carinho permanente pelo jóquei brasileiro, que mesmo da Argentina, continua com grande torcida brasileira.

“Nunca tive a oportunidade de ter Jorge Ricardo sobre o meu dorso, mas pude competir com ele. Ele sempre respeita qualquer corredor, seja favorito ou não. Porém, busca sempre vencer com o seu conduzido. É um exemplo de jóquei e tenho certeza que logo estará curado e de volta à raia”, resumiu Requebra, vencedora por mais um ano da preparatória do GP Major Suckow 2009 (G1-1000mG), sendo levada pela primeira vez por Dalto Duarte, e pronta para tentar o bi no quilômetro internacional carioca.

Assim como Requebra, quem obteve conquista na tarde de sábado, porém em São Paulo, foi Salve Ela, com quem falamos na última quarta-feira, já sabendo sobre a doença do nosso campeão Ricardinho.

“Eu só fico chateada por um motivo. Nasci na Argentina e poderia estar na minha terra natal, próxima de Ricardinho. Só vejo suas atuações pela televisão, mas tenho certeza que assim como eu, qualquer cavalo ou égua gostaria de ter Jorge Ricardo sobre o dorso”, declarou a potranca de 2 anos, filha de Pure Prize e Salve Salve (Lode), criada pelo Haras Santa Maria de Araras.

Rutini e Jeune-Turc, que fizeram excelente pega no fim de tarde de domingo no Hipódromo da Gávea, na preparatória do Grande Prêmio Brasil 2009 (G1-2400mG), expressaram mensagens de apoio a Jorge Ricardo nesse novo páreo complicadíssimo na vida do bridão.

“Ele sairá fácil dessa”, falou Rutini. “J. Ricardo é craque e surpreenderá a todos quando ganhar mais este páreo da sua vida”, disse Jeune-Turc.

Starman voltou a ganhar na última segunda uma prova nobre no Rio de Janeiro e aproveitou para agradecer a Ricardinho.

“A primeira vitória mais importante da minha campanha eu obtive sob o comando de J. Ricardo. Foi o Bento Gonçalves (G1-2400mA) de 2007, que pela primeira vez o bridão carioca também conseguia. Ganhei meu 2º Bento em 2008 e meu maior desejo é ter Jorge Ricardo novamente sobre o meu dorso para tentar meu tricampeonato no Cristal em novembro próximo. Estou pronto Ricardo, esperando por você”, solicita o filho de Trempolino e Sweet Mind (Baligh).

Além do meu amigo Starman, fiquei emocionada tamanha emoção promovida por Flymetothemoon ao dar o seguinte depoimento.

“Me sinto culpado por ter pisado em falso em março, durante a grande curva do GP Latinoamericano (G1-2000mG), e ter derrubado Jorge Ricardo, o que prejudicou o seu linfoma. Se eu pudesse voltar atrás, buscaria fazer tudo diferente. Mas não tive culpa no acidente, foi uma fatalidade. Jamais pensei em prejudicar J. Ricardo.

Não quero desmerecer Waldomiro Blandi, mas preferia ter perdido o GP São Paulo 2009 (G1-2400mG) em maio, a ter prejudicado o campeão Ricardinho, em março. Só posso te prometer uma coisa campeão, farei de tudo para vencer o Brasil 2009 e homenagea-lo com a conquista”
, relatou com lágrimas nos olhos o cavalo.

Antes de encerrar a coluna dessa semana, quero deixar claro para Flymetothemoon que acidentes na raia são fatalidades e o que houve em março, em São Paulo, não foi sua culpa. Jorge Ricardo é um campeão querido por todos, seja cavalo ou humano, e ganhará esse páreo facilmente. Torcida não lhe faltará!

2 comentários:

Tamus Dentro disse...

Flymetothemoon, fica tranquilo e não se culpe, pois Jorge Ricardo logo ficará curado e disputando outros páreos na sua vida.

Faby Mattos disse...

Ai Karol, quase chorei...

Que dó do Flyme... mas ele não pode sentir culpa... ele é um grande cavalo!

Aqui no Cristal a cavalhada só fala nisso... e todos também estão torcendo muito para que o Ricardinho esteja no Bento novamente... eles dizem que ele vai partir a raia ao meio, ganhar por vários corpos dessa doencinha chata... chata e sem graça!!!!

Beijo!